Eis o Toyota GR Yaris: 261 cv e tração integral na estrada

  • Redação Autoportal
  • 10 jan 2020, 14:07

Do WRC para a estrada, este 'puro desportivo' chega na segunda metade do ano

A Toyota revelou o novo GR Yaris, um “puro desportivo” com 261 cv de potência e tração integral nascido da experiência no WRC e trazendo para a estrada a tecnologia e o design da competição no Mundial de Ralis.

O topo de gama da nova geração Yaris é um bólide exclusivamente com carroçaria de três portas produzido com o design e a engenharia da Toyota Gazoo Racing e da Tommi Makkinen Racing (parceira da equipa do campeão mundial de Ralis em 2019); bólide este que servirá também de modelo oficial de homologação para o desenvolvimento do próximo Yaris WRC.

Com o foco no desempenho, o novo Toyota GR Yaris apresenta uma plataforma e um motor totalmente novos, uma nova suspensão, uma construção de baixo peso (e especial atenção à sua distribuição) associada à aerodinâmica e um novo sistema permanente de tração integral GR-Four.

O novo motor de 1,6 litros turbo de 3 cilindros é totalmente novo produzindo (os espantosos) 261 cv de potência e 360 Nm de binário estando associado a uma transmissão manual de seis velocidades.

Uma linha de teto mais baixa (em 91 mm) melhorando a aerodinâmica, o motor posicionado mais para trás em direção ao centro e a localização da bateria na bagageira ajudam no equilíbrio do chassis para melhor o comportamento, estabilidade e capacidade de resposta.

A carroçaria de três portas incluindo fibra de carbono e alumínio nos materiais contribui para a relação peso/potência, enquanto a nova plataforma permite uma via traseira mais larga e o novo sistema de suspensão traseira com duplo braço (com reforços sob os membros laterais).

O novo Toyota GR Yaris assume um desempenho de segmento C com o peso de um segmento B (Tara de 1.280 kg). A relação peso/potência de apenas 4,9 kg por cv permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 segundos e uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 230 km/h.

O condutor pode regular o desempenho da tração integral usando um seletor de modo de tração às quatro rodas. No modo Normal, a distribuição básica de binário dianteiro/traseiro é 60:40; no modo Sport, a balança muda para trás, com distribuição 30:70; e no modo Track, a configuração base é 50:50. Em cada modo, o equilíbrio de binário será ajustado automaticamente à solicitação do condutor, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.

Nova no GR Yaris é também a plataforma que combina a parte frontal da plataforma GA-B da Toyota - estreada na Nova Geração Yaris de 2020 – e a traseira da plataforma GA-C. Enquanto o Yaris utiliza uma suspensão traseira de barra de torção, o GR Yaris possui uma configuração de duplo braço.

O sistema de travões de elevado desempenho apresenta grandes discos dianteiros com ranhuras de 356 mm com pinças de quatro êmbolos. As rodas deste GR Yaris de design musculado e silhueta coupé têm jantes em liga leve de 18’’.

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020, após o do GR Supra, o Toyota GR Yaris será o segundo modelo global GR da mara japonesa.

RELACIONADOS

Vídeo: Novo Toyota Yaris GR já rodou no Circuito do Estoril

Novo Toyota Yaris GR-4 passou no teste de Tanak, Meeke e Latvala

Toyota testa novo GR Yaris em Portugal

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS