Temporada 2018 do WRC arranca esta semana

Temporada 2018 do WRC promete ser renhida
Temporada 2018 do WRC promete ser renhida.

Foto Twitter WRC

Mundial de ralis promete ser equilibrado

Esta semana marca o início da temporada 2018 do Campeonato Mundial de Ralis (WRC). O mundial reúne 13 rondas com passagem por Portugal - Vodafone Rally de Portugal - prova que se realiza de 17 a 20 de maio.

Mas, até lá faltam cinco paragens e a primeira ronda arranca já esta quinta-feira nas estradas de Monte Carlo. Ainda que de forma prematura, a etapa monegasca revelará os desenvolvimentos concretizados pelas equipas Citroën, Hyundai, M-Sport e Toyota.

M-Sport em defesa do título...

Das quatro equipas presentes no WRC, a M-Sport é a que realizou o desenvolvimento mais significativo graças à Ford Performance. Na verdade, a Ford está mais presente na equipa e a decoração do Ford Fiesta não deixa esconder isso: são vários os logotipos Ford "pintados" na carroçaria do carro.

A Red Bull também está a fortalecer a presença na equipa. Elfyn Evan, companheiro de equipa de Ogier, também contará com o apoio da empresa austríaca.

Quanto evoluções mecânicas, o Fiesta evoluiu em detalhes e versatilidade. Algo positivo para o detentor do título Sébastien Ogier.

O francês silenciou os críticos ao conquistar o ‘penta’ com a M-Sport após quatro anos supremos com a poderosa Volkswagen. Ponderou-se a reforma antecipada do campeão no final de 2017, mas Ogier decidiu continuar em prova.

... com concorrência de peso

Na Toyota, a motorização e aerodinâmica do Toyota Yaris estiveram em foco no trabalho de preparação para a nova temporada. A equipa japonesa pode contar com três pilotos de topo com claras hipóteses de vencer: Jari-Matti Latvala, Esapekka Lappi e Ott Tänak. 

O estónio é, aliás, a grande novidade na equipa japonesa. O piloto foi convidado a integrar o projeto apresentado pelo quatro vezes campeão do mundo, Tommi Makinen. Aposta certa para Tanak dar o salto e sair de vez da sombra de Ogier na M-Sport.

Na Citroën, além da mudança na direção da equipa, o Citroën C3 foi submetido a alterações significativas que deverão facilitar a condução sobretudo em terra.

Kris Meeke é o ponta-de-lança da equipa e parte para 2018 com vontade de corrigir os erros do passado. A temporada de 2017 não foi fácil para o britânico que embora tenha vencido o Rali do México somou uma dececionante série de maus resultados a meio da temporada. Tantos que a Citroën optou por coloca-lo no banco no Rali da Polónia, substituindo-o por Andreas Mikkelsen. Meek redimiu-se com uma vitória em Espanha reconquistando a confiança da equipa francesa.

Para atacar a temporada 2018, a Citroën 'sacou' um coelho da cartola: Sébastien Loeb. O rei dos ralis regressa ao WRC para participar em três rondas: México, Córsega e Espanha.

Quanto à Hyundai, assume o papel de favorito para a temporada 2018 e razões não faltam. Além do ambicioso Thierry Neuville, segundo classificado em 2017, a equipa reforça-se com Andreas Mikkelsen. Depois de participar em alguns ralis no ano passado, o piloto norueguês compete a tempo inteiro com a Hyundai. Aliás, a equipa não lhe é desconhecida, pois foi ao serviço da mesma que participou nos últimos três eventos do calendário 2017.

Mikkelsen e Neuville vão competir ao volante do novo Hyundai i20 Coupe WRC e terão a companhia de Hayden Paddon e Dani Sordo que partilham o carro número 6. O piloto espanhol arranca já esta quinta-feira em Monte Carlo, enquanto o neo-zelandês entra em cena em fevereiro no Rali da Suécia.

A edição 2018 do WRC promete assim colar os telespectadores ao ecrã. Falta pouco tempo para saber quem entrará a vencer no campeonato.

Calendário WRC 2018

  • Rali de Monte Carlo - 25 a 28 de janeiro  
  • Rali da Suécia - 15 a 18 de fevereiro  
  • Rali do México - 8 a 11 de março         
  • Rali da Córsega - 5 a 8 de abril              
  • Rali da Argentina - 26 a 29 de abril             
  • Rali de Portugal - 17 a 20 de maio              
  • Rali de Itália - 7 a 10 de junho                  
  • Rali da Finlândia - 26 a 29 de julho            
  • Rali da Alemanha - 16 a 19 de agosto          
  • Rali da Turquia - 13 a 16 de setembro          
  • Rali da Grã-Bretanha - 4 a 7 de outubro             
  • Rali de Espanha - 25 a 28 de outubro                
  • Rali da Austrália - 15 a 18 de novembro

 

  • TEMAS:
  • WRC

  • Camponato do Mundo de Ralis

  • Sebastien Loeb

Veja mais