MotoGP: Circuito da Catalunha elimina chicane polémica

Zona de escapatória onde morreu Luis Salom será ampliada
Texto
Circuito da Catalunha em obras para MotoGP 2018
Circuito da Catalunha em obras para MotoGP 2018

O Conselho de Diretores do Circuito da Catalunha anunciou esta terça-feira que irá avançar para as mudanças exigidas pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). As obras têm como objetivo melhorar as condições de segurança e garantir a re-homologação da pista para a MotoGP.

Entre as alterações estudadas, destacam-se a expansão da zona de escapatória da antiga curva 12, onde o piloto de Moto2, Luis Salom, perdeu a vida em 2016 e a eliminação da polémica chicane de Fórmula 1.

Relembre-se que na sequência do trágico acidente de Salom, a MotoGP decidiu adotar o traçado de F1 e tal resultou numa série de alterações que prejudicaram o desempenho dos pilotos: modificação na curva 10 com um ângulo de 90° à esquerda, em vez de uma curva mais fluída e ainda uma chicane em vez da penúltima curva rápida.

Ora, vêm aí mudanças positivas para o Circuito da Catalunha que poderá recuperar a identidade MotoGP e receber a prova do próximo ano com total segurança.

Os trabalhos a serem realizados contemplam a eliminação de dois módulos da bancada C e a deslocação da bancada H, permitindo assim ampliar a zona de escapatória (com cascalho) em 20 metros a partir do ponto de travagem.

Esta alteração permitirá assim a eliminação da chicane de Fórmula 1 utilizada nas temporadas 2016 e 2017 e que gerou controvérsia entre os pilotos que reclamavam que a baixa velocidade a que eram obrigados a circular nesse ponto, não só não correspondia à natureza de condução em MotoGP, como também era perigosa.

Na nova configuração para 2018, a curva 12 – utilizada até 2015- transforma-se em curva 13 e retoma-se a variante de Fórmula 1 na curva 10.

Além da mudança na configuração, está prevista a colocação de um novo asfalto em toda a pista, algo que não sucede desde 2006.

As modificações das bancadas começam já no mês de dezembro e a aplicação do novo asfalto está agendada para janeiro do próximo ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias