Aprovada na última reunião do Conselho Mundial da FIA em Paris, a nova série WTCR (que substitui o WTCC) está garantida pelo menos nos próximos dois anos.
A Eurosport Events assumirá o papel de promotora da série, com os regulamentos técnicos criados pela WSC com licença por dois anos como o novo Regulamento do FIA WTCR - congelado até o final de 2019.
"Estamos muito orgulhosos deste acordo que respeita plenamente o próprio espírito do TCR", disse Marcello Lotti, CEO da WSC. "A associação com uma promotora tão experiente como a Eurosport Events, juntamente com o rótulo da FIA no WTCR, representa o reconhecimento do conceito de TCR que lançámos há três anos e não parou de crescer desde então", assumiu.
François Ribeiro, promotor da Eurosport Events, também ficou satisfeito ao confirmar a colaboração.
"A combinação dos regulamentos técnicos do TCR, a experiência e a neutralidade da FIA e as suas rigorosas regras e procedimentos desportivos, além da força promocional da Eurosport Events garantirá corridas emocionantes e um formato de sucesso", disse.
Mudanças radicais
Apenas as máquinas que estejam homologadas pela WSC (detentora do TCR) e com o passaporte FIA WTCR poderão participar nesta competição, sendo o Balance of Performance determinado pela FIA e pelo departamento técnico do TCR.
O novo formato deverá contar com três corridas por fim-de-semana, com qualificação e corrida de abertura no sábado e duas outras corridas domingo.
Serão aceites 26 participantes, com a prioridade a ser dada às equipas que tenham participado no WTCC ou TCR International Series, e serão dados dois 'wildcards' para cada prova, mediante aprovação da FIA e da Eurosports Events.
O preço de inscrição deixa muito a desejar: equipas com dois carros têm de pagar 150 mil euros, em vez dos habituais 36 mil por inscrição/carro (72 mil euros).
Com o fim do TCR Internacional e do ETCC Cup, entra o TCR Europe Series que ficará a cargo da WSC, promotora do TCR International Series.
Um Logo...questionável
O novo logotipo do WTCR já circula pelas redes sociais e tem provocado alguma controvérsia. Percebe-se facilmente o porquê. A marca da nova competição é literalmente a mistura dos logos WTCC e TCR.
Nós preferimos esta versão criada por um fã..