A Apple tem perdido nos últimos meses vários gestores-chave e engenheiros altamente qualificados da sua divisão de pesquisa e desenvolvimento de veículos autónomos para outras empresas.
De acordo com várias fontes de media norte-americana, só para a Tesla foram três executivos de uma equipa que tinha dez pessoas na Apple, e, no total há vários canais de informação a assegurar que mais de duas dezenas de quadros já trocaram a Apple por outras empresas neste setor.
Especulação ou não, os números não são exatos, até porque a Apple não os irá confirmar, mas nos últimos dias, de acordo com a agência Bloomberg, a saída de Dave Scott, que liderava a equipa de robótica aplicada ao automóvel, para a Hyperfine, uma empresa que desenvolve pesquisa na área da ressonância magnética , pode ter disparado os alarmes na sede da gigante americana.
Já antes, Jaime Waydo, saiu da liderança da equipa de segurança e regulamentação, para a Cavnue, uma startup focada na segurança dos carros autónomos na via pública.
Também há menos de três meses, Benjamim Lyon, um dos impulsionadores do projeto de carro autónomo da Apple trocou a empresa da maçã pelo cargo de engenheiro-chefe na Astra, uma companhia dedicada à tecnologia de envio de satélites para o espaço.
Não obstante as notícias da Bloomberg e de alguns canais tecnológicos americanos, a verdade é que a própria Apple, começou toda a atividade em torno de uma solução de veículo autónomo, já em 2014, com um forte recrutamento de quadros e especialistas de outras marcas, nomeadamente vários quadros de topo trocaram nos últimos cinco anos a Tesla pela empresa com sede em Cupertino.