Novidades

Cruz Vermelha Italiana estreia autocarro de elevada contenção biológica

Iveco Bus Crossway de configuração especial foi criado para assegurar o transporte seguro de passageiros potencialmente infetados
Texto
Iveco Bus Crossway da Cruz Vermelha Italiana
Iveco Bus Crossway da Cruz Vermelha Italiana

É o primeiro do mundo do género e tem a marca da Iveco Bus. Falamos do autocarro Crossway que está a ser utilizado pela Cruz Vermelha Italiana como o seu novo veículo de elevada contenção biológica.

Com capacidade para até 41 pessoas potencialmente infetadas e mais seis tripulantes, o novo autocarro da Iveco Bus foi pensado para assegurar o transporte seguro entre áreas restritas (como aeroportos, por exemplo) e alojamentos, hospitais ou outras instalações de cuidados médicos, já que integra uma câmara de pressão negativa.

A estrutura transparente envolvente do compartimento de passageiros impede que o ar saia para o exterior, a menos que seja filtrado. À tripulação é dada a possibilidade de monitorizar a pressão na câmara, a saturação de dióxido de carbono e a temperatura e estado dos filtros através de uma interface digital integrada.

Decorada com as cores da Cruz Vermelha Italiana e já utilizada em missões de transporte urgente na região italiana da Calábria, esta unidade especial Iveco Bus Crossway está equipada com um elevador de cadeira de rodas, ar condicionado, iluminação noturna, difusão de áudio, vidros fumados e uma área sanitária dentro da câmara de contenção biológica. O interior, e em particular os estofos, foram cobertos com materiais facilmente laváveis.

A tarefa de impulsionar o autocarro com 12 metros de comprimento está a cargo de um motor Cursor 9 da FTP Industrial, também esta uma marca do universo Iveco Group.

“Numa altura em que a pandemia de Covid-19 continua a espalhar-se pelas suas variantes, estamos confiantes de que este veículo de elevada contenção biológica dará um importante contributo para a redução do risco de contaminação garantindo o transporte seguro de muitos pacientes”, comentou Domenico Nucera, presidente da Bus Business Unit do Iveco Group.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal