Nissan já produz peças em fibra de carbono para os seus automóveis de série

  • Redação Autoportal
Nissan peças em fibra de carbono
Nissan peças em fibra de carbono
Novo processo reduz o tempo de desenvolvimento de componentes que tornam os automóveis mais seguros

A Nissan revelou agora que a fibra de carbono, material utilizado em aviões, foguetões e automóveis desportivos pode a partir de agora fazer parte de automóveis de produção em série

O novo processo de produção desenvolvido pela marca nipónica acelera o desenvolvimento de peças de automóveis concebidas a partir de plástico reforçado com fibra de carbono, CFRP.

Esta inovação poderá reduzir o tempo de desenvolvimento destes componentes em até 50%, bem como o tempo do ciclo de moldagem em até 80%, comparativamente aos métodos convencionais.

Leve, mas extremamente forte, este material pode ser utilizado para criar automóveis mais seguros e mais eficientes em termos de consumo. Para além disso pode contribuir igualmente baixar o centro de gravidade dos automóveis quando utilizado em peças da parte superior da carroçaria, tornando-os mais ágeis e emocionantes de conduzir.

Os engenheiros da Nissan desenvolveram técnicas que simulam com precisão a permeabilidade da resina na fibra de carbono, visualizando o comportamento de fluxo da resina num molde, utilizando para isso um sensor de temperatura integrado no molde e um molde transparente.

Desta simulação bem-sucedida resultou a produção de componentes de elevada qualidade com um reduzido tempo de desenvolvimento.

A marca nipónica fez saber que pretende utilizar o novo processo na produção em série de peças em fibra de carbono, que vão passar integrar mais automóveis de série.

  • TEMAS:
  • Nissan

  • Fibra de Carbono

  • Pecas

Veja mais