Inovador sistema antiroubo para veículos elétricos chega ao mercado nacional

IGLA, sistema de alarmes
IGLA, sistema de alarmes

O IGLA sistema de segurança antirroubo é totalmente digital, está conectado ao telefone e a sua instalação não afeta a garantia dos veículos

IGLA ou como quem diz agulha em russo. Este sistema de segurança antirroubo e de geolocalização para veículos conta com mais de dez anos no mercado internacional e chega agora a Portugal graças à GT Tronic. O IGLA funciona como um inibidor de arranque e, dependendo da opção escolhida, pode também emitir um sinal sonoro ou ter um geolocalizador.

O que distingue este sistema de segurança é o facto de ser totalmente digital, podendo ser controlado através do telemóvel. Para além disso, para ser instalado não é necessário cortar fios e, por isso, de acordo com a IGLA, não perde a garantia do veículo.

PUB
Sistema IGLA

“Em carros híbridos e elétricos, é difícil instalar um alarme analógico uma vez que, para tal, é necessário cortar fios e nestes veículos nunca se sabe o que se pode ou não cortar. Este tipo de sistema que não obriga a cortar ligações é o único que pode ser instalado em carros elétricos, como o Tesla”, explica Konstantin Zapolnev, diretor técnico da IGLA.

Encontrar o sistema IGLA no veículo é quase como encontrar uma agulha num palheiro e talvez seja daí que venha o nome. O dispositivo pode ser escondido em qualquer parte da estrutura já que para funcionar basta estar conectado à rede do carro.

PUB
Konstantin Zapolnev, Anna Frantcuzova, Diretora Comercial da IGLA, e José Carlos Alves

Konstantin Zapolnev explica que isto é possível não só pelo tamanho do dispositivo, mas também porque “todas as unidades do veículo, desde a parte traseira à parte da frente, passando pelas portas e pelo tejadilho, todas estão conectadas à rede. E por isso podemos colocar o IGLA em qualquer parte.”

PUB

Para além disso, o sistema não emite qualquer som ou vibração, o que, de acordo com o fabricante, faz com que não seja detetável por nenhum equipamento externo, nem mesmo pelas máquinas de diagnóstico das oficinais.

Aplicação IGLA

Atualmente existem três versões, o IGLA 231, o IGLA Alarm e o IGLA GPS. Os dois primeiros impedem o arranque do veículo sem um código de segurança, o telefone ou um comando de proximidade, sendo que o IGLA Alarm tem algumas funcionalidades extra como alertas visuais e sonoros quando há uma inclinação quando o carro está parado., por exemplo. O IGLA GPS é um complemento que partilha a geolocalização do veículo para a aplicação, em tempo real.

PUB

Todas as versões podem ser controladas através de uma aplicação de smartphone que é compatível com todos os telefones com Bluetooth 5.0 independentemente de terem o sistema operativo iOS ou Android.

Sitema IGLA

Os valores do IGLA começam nos 415 euros, sem instalação, e vão aumentando conforme o tipo de solução adquirida. Como explicou Nicolás Martinez, diretor da IGLA para o oeste da Europa, “não é só um produto para veículos de alta-gama. Se gasto 20 mil ou 25 mil euros num automóvel, não quero que ele seja roubado. Por 400 euros ou pouco mais tenho uma solução que pode impedir um roubo.”

De momento, existem nove instaladores oficiais, mas José Carlos Alves, Diretor Geral da GT Tronic, conta aumentar a rede para trinta instaladores nos próximos meses.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Stellantis está a testar novo sistema de notificações de segurança para o condutor

Ford desenvolve tecnologia que torna estradas mais seguras para todos

Pista de testes de segurança da IDIADA tem agora uma versão digital

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?