Alpine apresentou um novo Art Car inspirado na Inteligência Artificial

A última feira de arte da cidade de Paris foi o local escolhido para a apresentação do Alpine A110 Sastruga by Obvious
Texto

O início deste mês assistiu a mais uma edição da feira de arte moderna e contemporânea “Art Paris”, que se realizou no Grand Palais Éphémère. E foi justamente este o evento que a Alpine escolheu para a revelação de um dos seus projetos mais recentes.

Chama-se Sastruga e é uma obra de arte inspirada nos algoritmos de Inteligência Artificial, criada pelo grupo de artistas Obvious. o carro utilizado foi um Alpine A110 como tela para uma decoração muito original, que tenta encorajar o diálogo entre a tecnologia e as emoções.

Alpine A110 renovou-se com três versões distintas

A decoração deste A110 tenta retratar toda a herança desportiva da marca, mostrando uma espécie de corrida imaginária, num circuito que é uma combinação dos traçados mais míticos em que a Alpine já correu ao longo da sua história. Este traçado, que foi gerado pela Inteligência Artificial, apresenta um estilo inspirado no fenómeno Sastrugi, que dá o nome a este Art Car e descreve o efeito dos padrões geométricos formados na neve quando marcados pelo vento.

A inspiração para este traçado imaginário vem dos circuitos que marcaram a história da marca francesa de alguma forma, tais como o de Le Mans ou Paul Ricard, Pedralbes, Pescara, Montjuic, Magny-Cours, Long Beach, Losail e Kyalami, passando mesmo pelo histórico circuito do Monsanto, que existiu, há algumas décadas, aqui mesmo na cidade de Lisboa.

Na secção traseira do Alpine A110 e em jeito de assinatura para este projeto, está a fórmula matemática dos artistas do grupo Obvious, que simbolizam o algoritmo com que este circuito virtual foi criado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias