Carro-avião cruza os céus da Eslováquia em voo histórico

AirCar está mais perto de entrar em produção, após mais de 40 horas de voo e 142 aterragens com sucesso no aeroporto de Bratislava
Texto

Se ao olhar para o céu lhe parecer ver um automóvel a voar, e pouco depois se cruzar na estrada com o que lhe parece ser um avião, pode ser levado a pensar que entrou por engano num set de filmagens de um novo filme do herói James Bond. Mas, e se o que afinal viu foi bem real? Pode muito bem ter apanhado o AirCar em plena ação.

A verdade é que o inovador veículo carro-avião, está cada vez mais perto de entrar em linha de produção, agora que completou a primeira viagem interurbana com uma duração de 35 minutos, entre as cidades eslovacas de Nitra e a capital Bratislava. Trata-se de um marco histórico no desenvolvimento daquele que pode vir a ser um dos veículos do futuro, com mais de 40 horas de testes de voo completas, sob supervisão da autoridade de aviação civil.

Patenteado pela empresa Klein Vision, do seu fundador e inventor Stefan Klein, o AirCar impressiona pela forma como, em menos de três minutos, passa do modo avião a um automóvel de linhas desportivas, apto a circular nas estradas públicas.

"A transição automatizada do veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, ao expor/retrair as asas e cauda, não é apenas o resultado de um entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem. É um resultado de excelente engenharia e conhecimento técnico”, destaca Branko Sarh, da Boieng Co.. 

Equipado com um motor BMW de 160 cv, o protótipo que completou este voo atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h. Já o modelo de pré-produção AirCar 2, irá contar com um motor de 300 cv, do qual se espera ser capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h (162 nós) e uma autonomia de 1000 km.

"O AirCar já não é apenas uma prova de conceito. Voar a 8200 pés, a uma velocidade de 100 nós, transformou a ficção científica em realidade", concluiu Anton Zajac, cofundador da Klein Vision.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias