Carro-avião cruza os céus da Eslováquia em voo histórico

  • Redação Autoportal
  • 6 jul, 10:32

AirCar está mais perto de entrar em produção, após mais de 40 horas de voo e 142 aterragens com sucesso no aeroporto de Bratislava

Se ao olhar para o céu lhe parecer ver um automóvel a voar, e pouco depois se cruzar na estrada com o que lhe parece ser um avião, pode ser levado a pensar que entrou por engano num set de filmagens de um novo filme do herói James Bond. Mas, e se o que afinal viu foi bem real? Pode muito bem ter apanhado o AirCar em plena ação.

A verdade é que o inovador veículo carro-avião, está cada vez mais perto de entrar em linha de produção, agora que completou a primeira viagem interurbana com uma duração de 35 minutos, entre as cidades eslovacas de Nitra e a capital Bratislava. Trata-se de um marco histórico no desenvolvimento daquele que pode vir a ser um dos veículos do futuro, com mais de 40 horas de testes de voo completas, sob supervisão da autoridade de aviação civil.

PUB

Patenteado pela empresa Klein Vision, do seu fundador e inventor Stefan Klein, o AirCar impressiona pela forma como, em menos de três minutos, passa do modo avião a um automóvel de linhas desportivas, apto a circular nas estradas públicas.

PUB

"A transição automatizada do veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, ao expor/retrair as asas e cauda, não é apenas o resultado de um entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem. É um resultado de excelente engenharia e conhecimento técnico”, destaca Branko Sarh, da Boieng Co.. 

Equipado com um motor BMW de 160 cv, o protótipo que completou este voo atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h. Já o modelo de pré-produção AirCar 2, irá contar com um motor de 300 cv, do qual se espera ser capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h (162 nós) e uma autonomia de 1000 km.

PUB

"O AirCar já não é apenas uma prova de conceito. Voar a 8200 pés, a uma velocidade de 100 nós, transformou a ficção científica em realidade", concluiu Anton Zajac, cofundador da Klein Vision.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Ofensiva 100% elétrica Toyota arranca com volante de avião e carregamento solar

Mini Vision Urbanaut um novo conceito de lifestyle

Lamborghini 63: o super barco de 4.000 cv com a marca de Sant'Agata Bolognese

Vídeo insólito: transformaram uma carrinha funerária Buick de 1993 num Dragster

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS