Sustentabilidade

Sustentabilidade: Grupo BMW investe na produção de materiais naturais e recicláveis

BMW i Ventures aposta em empresa dedicada à criação e produção de materiais de base natural alternativos aos couros, espumas e têxteis
Texto
BMW i venture - aposta na sustentabilidade
BMW i venture - aposta na sustentabilidade

A empresa do grupo BMW sediada em Silicon Valley, EUA, dedicada a venture capital – BMW i Ventures – anunciou um investimento na empresa Natural Fiber Welding, Inc. (NFW), que se destaca pela inovação na criação de novos materiais a partir de elementos inteiramente naturais e 100% recicláveis.

Esta ronda de investimento vai essencialmente permitir à NFW passar para uma fase de produção em maior escala, estando até prevista uma cooperação mais estreita entre esta e o grupo BMW.

A NFW desenvolveu novas tecnologias para substituir materiais já existentes de base petroquímica (como por exemplo os couros sintéticos) ao permitir que os componentes naturais sejam agrupados e moldados para formar uma alternativa de couro durável, totalmente natural e totalmente reciclável, a que deu o nome MIRUM.

Para além da pele, a NFW tem-se destacado pela criação de alternativas também elas naturais e sem plástico a materiais como espumas e têxteis.

“A Natural Fiber Welding desenvolveu um processo inovador de conversão de plantas em materiais totalmente naturais, 100% recicláveis, que imitam todas as propriedades do couro, fios e espumas tradicionais”, afirmou Kasper Sage, sócio-gerente da BMW i Ventures.

“Ter uma alternativa ao couro escalável, de custo competitivo e de qualidade elevada, é a chave para avançar ainda mais na descarbonização da indústria automóvel", concluiu Sage.

O Grupo BMW anunciou ainda a sua intenção de formar uma parceria estratégica com a NFW com vista ao alargamento dos seus objetivos de sustentabilidade, como a redução das emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor. Para o conseguir, o construtor alemão procura integrar na sua produção materiais recicláveis ou que tenham uma menor pegada de carbono.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias