Sustentabilidade: Grupo BMW investe na produção de materiais naturais e recicláveis

  • Redação Autoportal
  • 22 jul, 19:33
BMW i venture - aposta na sustentabilidade
BMW i venture - aposta na sustentabilidade

BMW i Ventures aposta em empresa dedicada à criação e produção de materiais de base natural alternativos aos couros, espumas e têxteis

A empresa do grupo BMW sediada em Silicon Valley, EUA, dedicada a venture capital – BMW i Ventures – anunciou um investimento na empresa Natural Fiber Welding, Inc. (NFW), que se destaca pela inovação na criação de novos materiais a partir de elementos inteiramente naturais e 100% recicláveis.

Esta ronda de investimento vai essencialmente permitir à NFW passar para uma fase de produção em maior escala, estando até prevista uma cooperação mais estreita entre esta e o grupo BMW.

PUB

A NFW desenvolveu novas tecnologias para substituir materiais já existentes de base petroquímica (como por exemplo os couros sintéticos) ao permitir que os componentes naturais sejam agrupados e moldados para formar uma alternativa de couro durável, totalmente natural e totalmente reciclável, a que deu o nome MIRUM.

Para além da pele, a NFW tem-se destacado pela criação de alternativas também elas naturais e sem plástico a materiais como espumas e têxteis.

“A Natural Fiber Welding desenvolveu um processo inovador de conversão de plantas em materiais totalmente naturais, 100% recicláveis, que imitam todas as propriedades do couro, fios e espumas tradicionais”, afirmou Kasper Sage, sócio-gerente da BMW i Ventures.

PUB

“Ter uma alternativa ao couro escalável, de custo competitivo e de qualidade elevada, é a chave para avançar ainda mais na descarbonização da indústria automóvel", concluiu Sage.

O Grupo BMW anunciou ainda a sua intenção de formar uma parceria estratégica com a NFW com vista ao alargamento dos seus objetivos de sustentabilidade, como a redução das emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor. Para o conseguir, o construtor alemão procura integrar na sua produção materiais recicláveis ou que tenham uma menor pegada de carbono.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Mobilidade elétrica: A nova scooter BMW CE 04 apresenta uma autonomia de 130 km

A BMW tornou-se o primeiro fabricante a utilizar pneus de borracha natural da Pirelli

Novo BMW i4 reforça a aposta na mobilidade elétrica sem esquecer a emoção

BMW vai reduzir emissões de CO2 em mais de 200 milhões de toneladas até 2030

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS