A Porsche levou a cabo um leilão muito especial, cujo objeto foi um esboço exclusivo da autoria de Peter Varga, Diretor de Design Exterior da marca alemã. A particularidade deste leilão foi o facto de se realizar em ambiente puramente digital através de uma plataforma NFT (token não fungível).
Os NFT baseiam-se na tecnologia “blockchain” e representam a propriedade digital de um item único e específico. Têm sido utilizadas principalmente no campo da arte criptográfica e para coleções digitais. Os bens digitais podem ser armazenados, vendidos ou comercializados numa carteira virtual, mas não podem ser copiados.
O leilão decorreu na plataforma de origem americana SuperRare, com o envolvimento da subsidiária Porsche Digital e da recém-criada startup tecnológica Fanzone. A particularidade do esboço em leilão é o facto de ser disponibilizado em formato digital, mas também em formato físico, com a receita a reverter para a organização sem fins lucrativos “Viva con Agua”.
"Com a iniciativa NFT estamos, mais uma vez, a demonstrar o espírito pioneiro típico da Porsche, que nos conduz permanentemente a procurar novos caminhos”, afirma Alexander Pollich, CEO da Porsche Deutschland. "Com o NFT, estamos a abordar os atuais clientes Porsche, que são frequentemente colecionadores apaixonados, bem como novos e mais jovens grupos-alvo com uma grande afinidade pelas tendências digitais”, conclui.
Sobre o esboço em leilão, Peter Varga explica que se trata de um desenho que combina o Taycan Cross Turismo com o 911: “faz a ligação entre o design do nosso icónico modelo desportivo com o do membro mais jovem da gama”.
Quanto à entidade à qual se destina o valor angariado no leilão – “Viva con Agua” – trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em Hamburgo em 2006, empenhada em fornecer acesso a água potável limpa, saneamento e higiene. Dedica-se a apoiar projetos em vários pontos do globo, como por exemplo no Uganda e na África do Sul.