Porsche realiza leilão de desenho de Peter Varga para apoiar ONG que apoia projetos em África

Desenho único do Diretor de Design da Porsche vai apoiar uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fornecimento de água potável
Texto
Desenho de Peter Varga em leilão
Desenho de Peter Varga em leilão

A Porsche levou a cabo um leilão muito especial, cujo objeto foi um esboço exclusivo da autoria de Peter Varga, Diretor de Design Exterior da marca alemã. A particularidade deste leilão foi o facto de se realizar em ambiente puramente digital através de uma plataforma NFT (token não fungível).

Os NFT baseiam-se na tecnologia “blockchain” e representam a propriedade digital de um item único e específico. Têm sido utilizadas principalmente no campo da arte criptográfica e para coleções digitais. Os bens digitais podem ser armazenados, vendidos ou comercializados numa carteira virtual, mas não podem ser copiados.

O leilão decorreu na plataforma de origem americana SuperRare, com o envolvimento da subsidiária Porsche Digital e da recém-criada startup tecnológica Fanzone. A particularidade do esboço em leilão é o facto de ser disponibilizado em formato digital, mas também em formato físico, com a receita a reverter para a organização sem fins lucrativos “Viva con Agua”.

"Com a iniciativa NFT estamos, mais uma vez, a demonstrar o espírito pioneiro típico da Porsche, que nos conduz permanentemente a procurar novos caminhos”, afirma Alexander Pollich, CEO da Porsche Deutschland. "Com o NFT, estamos a abordar os atuais clientes Porsche, que são frequentemente colecionadores apaixonados, bem como novos e mais jovens grupos-alvo com uma grande afinidade pelas tendências digitais”, conclui.

Sobre o esboço em leilão, Peter Varga explica que se trata de um desenho que combina o Taycan Cross Turismo com o 911: “faz a ligação entre o design do nosso icónico modelo desportivo com o do membro mais jovem da gama”.

Quanto à entidade à qual se destina o valor angariado no leilão – “Viva con Agua” – trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em Hamburgo em 2006, empenhada em fornecer acesso a água potável limpa, saneamento e higiene. Dedica-se a apoiar projetos em vários pontos do globo, como por exemplo no Uganda e na África do Sul.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias