Projeto de sistema de navegação desenvolvido pela Honda facilita vida a pessoas com deficiência visual

Honda cria Ashirase
Honda cria Ashirase

Honda anuncia a start-up Ashirase criada pelo Ignition, um programa de novos negócios da marca que apresenta projetos de inclusão e mobilidade

A Honda anunciou em Tóquio o estabelecimento da Ashirase, Inc. É a primeira start-up que veio do Ignition, o recente programa de criação de novos negócios da marca.

O Ashirase é um sistema operativo de navegação avançado instalado em calçado para ajudar os deficientes visuais a caminhar e, há por parte da Honda a intenção de iniciar a venda até março de 2023.

PUB

Este sistema de navegação consiste numa aplicação para smartphone e um dispositivo de vibração tridimensional que incluiu um sensor de movimento dentro do calçado. Os vibradores estão alinhados com a camada nervosa do pé o que permite sentir facilmente a vibração. A utilização de um material macio na produção permite conforto na utilização diária.

Com base na rota definida o dispositivo vibra para fornecer os dados de navegação: se o utilizador for em frente há um sinal vibratório e, quando o mesmo se aproxima de uma curva, o vibrador do pé correspondente dará a indicação do sentido, esquerda ou direita. O Ashirase pretende uma compreensão intuitiva da rota sem a constante necessidade de atenção, de modo que os utilizadores possam ter segurança e independência.

PUB

Para conseguir orientar de uma forma precisa usa as informações do movimento do pé juntamente com as do GNSS (Global Navigation Satellite System).

Pessoas com deficiência visual podem desta forma usar as mãos para segurar a bengala e, os outros sentidos para percecionar o ambiente.

No Japão estima-se que até 2030 as pessoas com deficiência visual, incluindo as de baixa visão, atinja quase os 2 milhões de pessoas.

PUB

Até ao momento ainda não há mais informações sobre a possibilidade destes equipamentos poderem vir a estar disponíveis em Portugal.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Moda e mobilidade unem-se para criar acessório de luxo consciente

Sustentabilidade em destaque: Hyundai apresenta coleção de moda ecológica

Projeto de transporte on-demand português é finalista em prémios europeus

CEO do Grupo Volkswagen incentiva a utilização da bicicleta

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT