Sean Connery (1930-2020): estes foram os carros do primeiro James Bond

Garagem do «007» Connery foi do Sunbeam ao Mustang
Texto

Sean Connery faleceu aos 90 anos de idade.

A notícia da morte do ator escocês foi dada pela família, segundo informou a «BBC».

Evocar Sean Connery é também recordar que ele foi o primeiro ator a desempenhar o papel de «James Bond», o agente secreto britânico «007» da série de filmes que ainda hoje se mantém em produção.

Falar em «James Bond» inclui também, no que aqui se destaca, falar de carros e dos vários modelos que o agente secreto conduziu ao longo dos filmes, tenha sido em cenas de grandes perseguições, tenha sido pelo engenho aplicado aos carros cheios de apetrechos como metralhadoras ou outros dispositivos de defesa ou ataque.

Sean Connery fez sete filme como «James Bom» (embora o sétimo, «Never say never again» não esteja incluído de forma oficial na série «007»).

Nos seus seis filmes primeiros filmes, Connery conduziu vários carros que acabaram também alguns deles por ficar para a história automóvel como é o caso do mais famoso Aston Martin DB5.

Aqui fazemos uma breve recordação também dos principais carros do «James Bond» Sean Connery nos seus filmes como «007» (que pode ver em imagem na galeria ou em vídeo9:

«Dr. No» – 1962

Sunbeam Alpine (1962)

Um elegante descapotável coincidindo, como outros da série cinematográfica, logo na estreia do filme com a segunda geração do modelo.

«From Russia with love» – 1963

Bentley Mark IV (1935)

É talvez o filme em que o carro de «Bond» passa mais despercebido tendo o «007» um descapotável clássico já à data [do qual não dispomos de imagens ilustrativas].

«Goldfinger» – 1964

Aston Martin DB5 (1963)

Este é o mais famoso dos ‘Bond cars’ tornando-se um ícone até ao presente desde a elegância das suas linhas até aos seus argumentos feitos à medida das necessidades do agente secreto mais conhecido do ecrã.

«Thunderball» – 1965

Aston Martin DB5 (1963)

O caráter histórico do DB5 é tal que (e para além da sua presença recorrente nos filmes) a marca britânica lançou uma série limitada do modelo, com todos os argumentos usados pelo «007».

«You only live twice» – 1967

Toyota 2000 GT (1967)

Conhecido com o primeiro supercarro japonês, este ainda ficou mais famoso não apenas por ser o de «James Bond», mas porque o modelo guiado por Sean Connery no filme perdeu a capota que era de série nas poucas centenas que foram fabricadas para que o ator escocês coubesse de forma confortável em altura.

«Diamonds are forever» – 1971

Ford Mustang Mach 1 (1971)

O ultimo ‘Bond car’ da série oficial de Sean Connery é também o protagonista de umas das mais famosas perseguições em que se viu envolvido o «007».

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel