A Liderança através da Tecnologia cumpre meio século de existência

O slogan publicitário que associamos à marca Audi foi criado há 50 anos e tem acompanhado um incrível número de inovações técnicas
Texto
Audi 50 anos do slogan
Audi 50 anos do slogan

A frase que nos habituámos a associar à Audi, “Vorsprung durch Technik”, completa este ano 50 anos de existência, mas a marca alemã aproveitou este preciso momento temporal para demonstrar que este slogan é muito mais do que uma frase com 50 anos. O “Vorsprung durch Technik” passou a ser o seu lema e uma forma de caracterizar os avanços tecnológicos que nos tem mostrado ao longo de cinco décadas que nos vai continuar a mostrar no futuro.

Mesmo antes de entrar na década de 70, a Auto Union GmbH de Ingolstadt juntou-se com a Neckarsulmer NSU Motorenwerke com o objetivo de formar a Audi NSU Auto Union AG, que passou a ter a sua base em Neckarsulm, uma cidade alemã, cerca de 70 quilómetros a norte de Estugarda.

A sua gama passou então a incluir os NSU Prinz de tração traseira, refrigerados a ar, o Audi 60 e 100 de tração dianteira, com motores de quatro cilindros refrigerados a água, mas também o mais arrojado NSU Ro 80 com motor rotativo de combustão interna.

A necessidade de publicitar esta diversidade tecnológica surgiu por parte de Hans Bauer, um dos trabalhadores do departamento de publicidade da marca, que criou este slogan sem nunca imaginar a importância que este iria conquistar. Ficou conhecido numa campanha publicitária no início de 1971 e passou logo de seguida a marcar presença nos catálogos de modelos como o Audi 100, 100 Coupé S, 80 e 50.

Ao longo dos anos conheceu diversas versões semelhantes, mais adaptadas a cada país, mas no início da década seguinte, em 1980, a Audi aproveitou o lançamento da sua tecnologia quattro de tração integral, com o Audi Quattro em porta-estandarte, para fazer regressar o seu slogan ao formato original, que até ficava muito mais no ouvido e já era completamente associado à marca.

E hoje, cinquenta anos mais tarde, este é o slogan que continua a estar associado à Audi e à sua imagem mais tecnológica. Será certamente uma presença de grande destaque na exposição que a marca está a organizar no fantástico Audi Fórum de Neckarsulm com este mesmo tempo e que será inaugurada em dezembro.

Entre os seus marcos históricos, a Audi tem muito por onde escolher, pois além do seu Quattro de 1980 com o sistema de tração integral mais conhecido do mundo, ainda tem a sua estrutura Space Frame em alumínio de 1990, o original Audi TT de 1995, o pequeno A2 de cinco portas com motor de três cilindros e também com a estrutura Space Frame, que apenas precisava de três litros de combustível para cada 100 quilómetros, o superdesportivo R8 e toda a gama e-tron, com modelos do passado presente e futuro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos