Alunos da Skoda transformam um Kamiq num modelo de competição

  • Redação Autoportal
  • 17 nov, 09:30

Alunos da Skoda vão transformar um SUV Kamiq num modelo de competição capaz de participar numa prova como o mítico Rali Dakar

O programa Azubi da Skoda foi inspirado por uma série de projetos dos anos 70, em que alguns dos aprendizes da marca ficavam a trabalhar até mais tarde, com o objetivo de desenvolver modelos únicos. Atualmente, os alunos da marca que fazem parte deste programa são motivados para criar modelos muito especiais, com base em modelos da marca já existentes, sendo que estes protótipos nunca poderão ser estáticos.

Este ano, o oitavo projeto escolhido usa um SUV Skoda Kamiq como base e a ideia é transformar este modelo num carro de competição, capaz de participar em provas como um Rali Dakar, por exemplo. Uma escolha mais do que perfeita, uma vez que este é também o ano em que a Škoda Motorsport se encontra a comemorar os seus 120 anos de existência. E por esta mesma razão, a sua experiência no WRC e a sua colaboração, também serão incluídas no projeto deste ano.

PUB
Estudantes da Skoda transformam o Scala num descapotável
PUB

Uma vez por ano, desde o início deste em 2014, é criado um modelo único e os últimos sete foram simplesmente incríveis. Tudo começa com uma equipa de 30 alunos da Academia Skoda e da Escola Profissional de Engenharia da Skoda Auto, que são desafiados a criar o seu carro de sonho, com base num modelo de produção já existente. Além de conceber o carro, os estudantes terão de construir um protótipo totalmente funcional e que possa ser conduzido.

PUB

Durante este processo, todos os alunos têm acesso às ferramentas de desenvolvimento de novos modelos da Skoda, como os sistemas avançados de CAD, mas também aos protótipos da marca já existentes. Além disso, os estudantes têm também a possibilidade de recorrer à experiência e aos conselhos das equipas de design e de engenharia da marca, mas a construção final terá de ficar sempre a cargo da equipa de alunos.

PUB

Os estudantes que completem com sucesso um dos 13 cursos técnicos da marca terão um emprego garantido na Skoda. E com este programa Azubi Student Car, que faz parte da Academia da Skoda desde 2013, estes projetos passaram a ser uma tradição anual, uma vez que dá a diversos alunos, a oportunidade de aprenderem diversas coisas com os profissionais da Škoda, enquanto concebem, desenvolvem e constroem um veículo original.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Segundo modelo do projeto India 2.0 da Skoda é o Slavia

Estudantes da Skoda transformam o Scala num descapotável

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS