Cidades

Audi apresenta o projeto Urbanfilter, destinado à limpeza das ruas

A Audi em conjunto com a Technical University de Berlin está a desenvolver um sistema de filtros que melhoram a limpeza das ruas
Texto

Num projeto conjunto entre a Audi Environmental Foundation e a Technical University de Berlin, mais propriamente através do seu departamento de Urban Water Management, estão a desenvolver um sistema de filtragem, que tem o objetivo de melhorar a limpeza das ruas, eliminando, por exemplo, muitas das partículas relacionadas com o desgaste de pneus nas áreas mais urbanas.

O projeto Urbanfilter, tal como foi batizado, está focado em captar uma percentagem das mais de 110.000 toneladas anuais de partículas relacionadas com o desgaste dos pneus, que ficam no asfalto devido à utilização dos automóveis, de bicicletas, motas, skateboards e até sapatos. Estas acabam por ser levadas pelo vento ou lavadas com a ajuda da chuva, passando para a rede de esgotos e despejadas diretamente no solo, em rios ou nos oceanos. E é aqui que entra o projeto Urbanfilter.

Este consiste no fabrico de um conjunto de filtros, que podem ser instalados em diversos pontos como sarjetas ou outros pontos de entrada de água. A sua construção modular deu origem a três modelos com capacidades e missões diferentes. Um será usado num cruzamento no centro da cidade, onde há mais tráfego, mais momentos de utilização de travagem e arranques, outro será mais adequado a uma estrada reta com menos movimento e até afastada do centro urbano.

Além destas partículas, estes filtros também contam com a capacidade de separar outros tipos de detritos que infelizmente ainda vamos encontrando na via pública como latas de bebida ou pontas de cigarro, mas também algumas das partículas naturais como areia, folhas ou o pólen das árvores, tal como nos explica Joachim Wloka, gestor do projeto Greenovation da Fundação Ambiental da Audi e responsável por este projeto.

O projeto em demonstração em alguns espaços Audi

A componente da manutenção destes mesmos filtros nunca poderia ter sido esquecida, mas esta é feita com uma componente de conectividade inteligente, que tem em conta as horas de maior tráfego em determinadas áreas, mas também a quantidade de árvores em cada zona e até a previsão do tempo. Esta última tem uma importância acrescida, uma vez que em alturas do ano de maior quantidade de chuva, a probabilidade de haver zonas entupidas é superior, pelo que podem ser previstos os momentos de maior chuva e proceder a uma limpeza antes que isso aconteça, prolongando a utilização deste novo sistema de filtros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal