Sete resoluções de Ano Novo para os condutores

  • Redação Autoportal
Jovens condutores
Jovens condutores
Conselhos para uma condução mais segura e mais económica

Ano Novo, Vida Nova é o mote que muitas pessoas adotam a cada mudança de calendário. Várias são as chamadas «resoluções de Ano Novo» que se faz, com as promessas para deixar de fumar ou para perder peso entre as mais famosas.

Mas os hábitos de condução também podem melhorar – como atestam os números da sinistralidade – e há várias «resoluções de Ano Novo» que podem ser tomadas.

A IAM RoadSmart – organização britânica para a segurança na estrada – faz sete sugestões para os automobilistas terem um Ano Novo melhor:

- carro novo: pense no efeito que pode ter no ambiente. As viagens curtas têm grande impacto, por isso, estuda as alternativas. Se vai comprar um carro tenha em conta as emissões e os impostos. Escolha um com um pacote de segurança moderno tal como um sistema de travagem autónomo;

- visão: é responsabilidade sua garantir que está em condições de conduzir. Fazer exames regulares aos seus olhos permitirá detetar eventuais situações preocupantes em fases pouco adiantadas. E pode você mesmos testar a sua visão: consegue ler uma matrícula de forma clara a 20 metros de distância?

- meteorologia: tome atenção às previsões meteorológicas durante o ano inteiro. Se o tempo estiver muito mau considere adiar a sua viagem até melhorar, ou considere outra forma de transporte possível;

- manutenção anual: limpe regularmente os vidros, as luzes, os espelhos e as chapas de matricula. Deve despender cerca de dez minutos todas as semanas para verificar os níveis dos fluidos do seu veículo, a pressão e o estado dos pneus, as luzes e os limpa para-brisas;

- condução económica: uma viagem planeada é uma viagem económica. Ter uma boa noção da potência e das velocidades [caixa] do seu veículo poupará combustível e tornará a condução mais segura. Não faz sentido acelerar em direção a um sinal vermelho!

- antecipe: tenha em conta o que o tráfego e as outras pessoas poderão fazer, especialmente em semáforos, rotundas e cruzamentos. Observar, antecipar e planear deve estar no centro da sua condução;

- abasteça: assegure-se de ter os olhos no depósito de combustível, especialmente quando se prepara para viagens longas. Abastecer antes poupa-lhe o stress de estar à procura de uma estação de serviço numa zona que desconhece. Ficar sem combustível é a causa de centenas de paragens nas estradas todos os anos.

  • TEMAS:
  • Condução

  • Ano Novo

  • Resoluções

Veja mais