O inverno está próximo: como conduzir com chuva e inundações

  • Redação Autoportal
Condução sob chuva forte
Condução sob chuva forte

O inverno está já a menos de um mês e a necessidade de conduzir defensivamente irá aumentar em consequência das habituais condições atmosféricas para esta estação do ano.

Numa iniciativa dividida em quatro partes, a GEM Monitoring Assist está a responder a questões sobre a condução no inverno e o primeiro «capítulo» é sobre como conduzir sob chuva forte ou inundações.

Com que profundidade máxima de água se pode conduzir em segurança?

Conduzir através de qualquer profundidade de água pode ser perigoso. Até 15 cm de água atingirão o fundo da maioria dos carros de passageiros. Acima desta profundidade pode perder o controlo ou ficar com o motor empanado porque a água pode infiltrar-se pelo escape ou pelas entradas de ar.

Como se pode reduzir o risco de ficar empanado?

Se estiver a conduzir um carro com caixa manual, empurre a embraiagem ligeiramente ao mesmo tempo que acelera. Isto ajudará o carro a rodar devagar e deverá manter a água fora do tubo de escape. Mantenha-se na mesma mudança através da inundação. Num carro com caixa automática, pode considerar manter o pé no acelerador utilizando a mudança mais baixa, mas controle a velocidade com o travão de pé.

E se ficar empanado numa inundação?

Não tente ligar outra vez o carro, pois pode provocar danos consideráveis. Será preciso retirar os injetores ou as velas para limpar qualquer água que haja – por isso, o melhor é sair do veículo e ir para um local mais elevado, especialmente se a água estiver a subir. E depois é contactar quem possa retirá-lo do local.

O que devo fazer quando passei uma inundação?

Deve assegurar-se de que os travões estão a cumprir a sua função – seque-os travando de forma suave e conduzindo com calma durante alguns quilómetros.

Comentários

Veja mais