Centro Técnico Seat recebe a visita de recordista do Guinness

David Aguilar, mais conhecido como “Hand Solo”, fala das suas próteses em Lego enquanto conhece as inovações do construtor espanhol.
Texto

Entre as muitas visitas que recebe o Centro Técnico Seat S.A., não será todos os dias que se trate de um recordista do Guinness. Aconteceu com a visita de David Aguilar, mais conhecido como “Hand Solo”. Um nome que faz alusão à personagem da saga Star Wars, interpretada por Harrison Ford, mas que resulta do facto de David não ter o antebraço direito, como consequência de ter nascido com síndrome de Poland.

A sua incapacidade física foi afinal a força motriz que lhe permitiu entrar para o conhecido livro dos recordes, com a construção de um braço prostético a partir de peças de Lego. A primeira versão, completou-a quando tinha apenas 9 anos de idade, sendo que, entretanto, já desenvolveu mais quatro modelos, o último dos quais apresentou à NASA, na Cross Industry Innovation Summit, quando tinha 19 anos.

Atualmente, David Aguilar estuda Bioengenharia na universidade, com o intuito de continuar a criar próteses e melhorar a vida de outras crianças. A constante inovação é para si um ponto-chave. E é aqui que se cruza com a Seat, o principal investidor industrial espanhol em Investigação e Desenvolvimento, cujo foco se centra na criação da mobilidade de hoje e do futuro.

"Para mim, visitar esta empresa é uma oportunidade de falar de inovador para inovador", refere David Aguilar. O jovem pioneiro percorre o Centro Técnico do construtor espanhol, acompanhado por Oriol Mas, responsável de Sistemas de Apoio à Condução, e Teresa Forradelles, da equipa de Desenvolvimento Elétrico de Chassis, sempre curiosos com as próteses que desenvolveu.

"Esta desenhei digitalmente. Depois construí-a pouco a pouco com peças que tinha em casa. Consegui utilizar um pequeno sensor de pressão para estimular tanto o movimento do braço como a abertura e o fecho da mão ao mesmo tempo", destaca David Aguilar,

Fascinada com o seu discurso, Teresa Forradelles estabelece desde logo um paralelismo com os projetos desenvolvidos pela Seat: "Como na sua prótese, aqui também é um sensor que nos ajuda nas funções de Travel Assist e Adaptive Cruise Control (ACC), a aumentar a segurança dos nossos automóveis, detetando obstáculos, outros veículos e até mesmo peões."

Já a pensar nas suas novas criações, David Aguilar reforça a ideia e conclui: “A SEAT S.A. e eu partilhamos o mesmo princípio de inovação. Eu faço próteses para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e aqui fazem exatamente o mesmo com os seus veículos".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel