Um simulador de condução virtual destinado aos profissionais

  • Redação Autoportal
  • 16 jul, 14:57
Dynisma - um dos mais avançados simuladores de condução do mundo
Dynisma - um dos mais avançados simuladores de condução do mundo

A Dynisma acaba de apresentar um dos simuladores de condução mais avançados do mundo. Mas este não é daqueles para instalar na sala

Quando falamos em simuladores de condução, pensamos de imediato nas horas que passamos a conquistar troféus no Gran Turismo ou a conhecer pistas novas no SimRacing, mas este simulador tem em vista um leque de clientes diferente.

Aquele que a Dynisma intitula como o simulador de condução mais avançado do mundo, está destinado aos fabricantes de automóveis para o desenvolvimento de novos modelos, sejam estes de estrada ou de competição. Sendo que esta informação surge imediatamente a seguir ao anúncio de que este mesmo simulador teria sido desenvolvido como uma encomenda para uma das equipas de Fórmula 1 mais famosas do mundo, um projeto que este em desenvolvimento nos últimos dois anos.

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A dinâmica deste simulador está pensada para um novo mundo de situações e reações, conseguindo passar diversas impressões de condução para quem está ao volante, de uma forma muito mais rápida e precisa. E claro, com a vantagem de se poderem proceder a um número incrível de testes, muito próximos da realidade, num ambiente totalmente seguro em que o maior problema de segurança poderá ser resolvido com um reiniciar do sistema.

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Os custos envolvidos são astronómicos e podem compensar o investimento neste simulador num curto espaço de tempo, uma vez que é reduzido o número de protótipos construídos manualmente, diminuir o impacto ambiental dos testes e das todas as viagens associadas, o que acaba por encurtar o tempo de desenvolvimento de cada produto.

O DMG-1, como é conhecido, foi desenvolvido com base no primeiro projeto da Dynisma, também desenvolvido para uma das mais conhecidas equipas de Fórmula 1, mas este novo modelo, é o que oferece a menor latência, inferior a 4ms e a maior largura de banda de qualquer outro simulador atualmente disponível.

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Esta menor latência faz com que o condutor seja capaz de reagir mais rapidamente a situações como a de sobreviragem e a elevada largura de banda contribui para que possa ser usada uma maior faixa de movimentos praticamente em tempo real, oferecendo uma experiência de condução muito mais próxima da realidade, graças a esta maior precisão e capacidade de resposta.

Além disso, com a tecnologia “Direct Drive” da Dynisma, é também reduzido o atrito até níveis quase impercetíveis, eliminando folgas e inércia, sendo ainda mais real a informação que passa para o condutor.

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O DMG-1 e o DMG-1C, construído em fibra de carbono, serão entregues a cada fabricante, com as especificações que este deseja, uma vez que podem ser afinados segundo requisitos específicos e adaptados a qualquer modelo, seja um protótipo ou modelo de produção, na versão de estrada ou de competição.

Provavelmente seria um pouco caro para usar com o Gran Turismo, mas não conseguimos deixar de pensar como seria ter um destes simuladores em casa

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