Dicas para quem vai conduzir até às estâncias de esqui

Esquis de 5kg mal posicionados num carro pesam 150kg num acidente a 50km/h
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Dicas para viajar para a neve (Seat)
Dicas para viajar para a neve (Seat)

Com a chegada do final do ano arranca a tão esperada época de esqui, um pouco por todo o lado, já que os desportos de inverno estão cada vez mais na moda, mesmo entre os portugueses.

Está tudo pronto para desfrutar das pistas: pranchas de snowboard, esquis, bastões, capacetes, botas, ... A lista de material pode facilmente chegar a mais de 30 itens.

Como transportar tudo no carro da maneira mais segura e confortável? Resolvemos as 5 dúvidas mais comuns dos aficionados, para que eles só tenham de se preocupar em tirar o máximo partido do desporto.

1. Que suporte de esqui é melhor?

Instalação no tejadilho, magnético, com montagem em roda ou para gancho de reboque. Existem quatro tipos de suportes de esqui, que se adaptam a diferentes necessidades. O magnético, por exemplo, é uma boa solução para esquiadores ocasionais, pois é muito fácil de instalar, mas com ele não é aconselhável ultrapassar os 90 km/h e é menos seguro em caso de acidente. O suporte de teto e o suporte de reboque são os mais práticos para quem está acostumado a esquiar nas encostas. O Seat Tarraco tem ambos os tipos, que podem transportar até 6 pares de esquis ou 4 snowboards. "Se optarmos pelo tipo montado no telhado, as pontas dos esquis devem estar viradas para trás", explica Jordi Gené, especialista em condução e amante do desporto.

2. E no interior, podemos transportá-los?

Sim, e a mala é um aliado perfeito neste caso. Os aficionados que tenham um veículo com banco traseiro rebatível podem transportar os seus esquis ou pranchas de snowboard no interior, sempre na sua bolsa específica e ancorados ao veículo. "Deixá-los soltos pode representar um grave perigo para os ocupantes, pois num acidente a 50km/h, um esqui de 5kg mal posicionado pesará 150km", adverte Gené.

3. Como se deve transportar o material restante?

O resto dos equipamentos também devem ser bem colocados no porta-bagagens. Os itens mais pesados, tais como botas, devem ser colocados no meio e no fundo para evitar que se desloquem. Itens mais leves, como capacetes e bastões, devem ser colocados por cima, mas não na parte superior da chapeleira, pois podem ser projetados em caso de travagem ou acidente. Jordi Gené lembra-nos outro elemento que não pode faltar no porta-bagagens, no caso de não se utilizar pneus de neve: "As correntes devem estar sempre à mão, para perder o mínimo de tempo possível em pé na estrada em caso de neve".

4. E se for necessário mais espaço?

A solução chama-se baú. A principal vantagem é que liberta espaço à bagageira, ao passar o material para o tejadilho do veículo. Devido à sua largura, pode levar o resto do material consigo, além dos seus esquis e pranchas. E lembre-se: optar por um perfil baixo, como o do SEAT Tarraco, vai alterar menos a aerodinâmica do carro e, consequentemente, o consumo de combustível.

5. É necessário conduzir de maneira diferente?

Todos estes elementos (suporte de esqui, baú, porta-bagagens cheio...) condicionam a condução. E por isso temos de ser extremamente cuidadosos. Em primeiro lugar, antes de sair, é fundamental verificar se a pressão dos pneus é a correta para o nosso carro com peso. Em segundo lugar, "devemos ter em conta que com o veículo carregado, o tempo de travagem aumenta, pelo que devemos deixar mais distância de segurança", avisa o especialista em condução.

Por outro lado, com neve na estrada, é necessário tomar todas as precauções e antecipar situações de baixa aderência, tais como humidade ou gelo no asfalto. É muito importante ter o depósito cheio, já que "em caso de avaria ou qualquer incidente, podemos usar o aquecimento até que a assistência chegue", explica Gené. E um último conselho: conduzir sem casaco, para ter a liberdade de movimento ideal para poder reagir em qualquer circunstância.

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