Férias na Sardenha: alugue uma autocaravana e descubra a ilha mediterrânica

Mais uma rota de carro para descobrir na simpática ilha da Sardenha, onde poderá passar uma semana de férias a descobrir belas praias e caminhos com paisagens únicas
Texto

E que tal uma semana de férias no Mediterrâneo?

Já sabemos que Portugal tem algumas das melhores estradas do mundo, mas algumas são no interior. Quer praia? Descubra uma sugestão diferente, um pouco mais acessível que ir num Lamborghini até à China.

Depois das nossas sugestões em Nurburgring e em Maiorca, agora algo bem diferente: uma viagem de férias na Sardenha.

Se partir de Lisboa ou Porto, poderá fazer escala na Suíça, em Genebra, ou em Itália, em Roma. Depois, destino final poderá ser o aeroporto de Cagliari no sul da ilha.

Antes, pesquisa alguns alugueres. Pode alugar um carro hibrido no aeroporto ou então pode optar por uma autocaravana, mais "retro", com um par de bicicletas. 

Parta à descoberta 

De Cagliari siga junto à costa em direção a Golfo di Orosei. Demora cerca de quatro horas, mas as vistas de costa são fantásticas, com as típicas vilas da Sardenha, tais como Muravera, Tortoli, Dorgali, Tertenia e outras.

A chegar ao Golfo di Orosei vire para dentro e suba para Porto Cervo e dê um salto a La Maddalena. Aventure-se pelo interior, passando no Tempio Pausania, estradas rurais, passe por Sassari, Porto Torres e desça a Alghero.

Próxima paragem Bosa, junto à costa este, passe por Oristano, Carbonia e ainda mais a sul por Chia, antes de regressar a Cagliari.

Se estas emoções forem demais e quiser uma rota mais curta, pode optar por subir de Cagliari para Orosei pela estrada principal de interior SS131 “Carlo Felice”, não é tão esplendorosa, mas encurta distâncias.

Exemplo de rota pela ilha - divida o tempo pelos vários dias (Foto: captura GoogleMaps)

Custos

A viagem de avião poderá encontrar a partir de 250 euros por pessoa, em vários sites de viagens. Mas tudo depende da altura do ano em que faz a sua reserva e qual o tipo de escala que pretende fazer. Facilmente paga o dobro ou o triplo se deixar para a última da hora.

O aluguer da autocaravana pode ser mais caro (a partir de 60 euros) do que alugar apenas um pequeno utilitário (encontra promoções que não passam dos 200 euros uma semana), mas a vantagem é que poderá dormir lá dentro e, como já percebeu poupar o custo de várias noites em diferentes hotéis. Cuidado com os valores de aluguer que normalmente só lhe mostram o custo final (com seguros) no final.

A Sardenha tem hotéis para todos os gostos, mas se quiser uma experiência local, a solução é a autocaravana ou então pesquise bem um turismo rural. Em alguns sites dedicados apenas a alojamento encontra a partir de 90 euros por noite.

A vida na Sardenha é menos "cara" do que em Roma. Mas se optar pelos pequenos restaurantes ou pizzarias tipicas (preço médio 12 a 15 euros por pessoa) irá concerteza pagar bem menos do que no restaurante de seis talheres junto à Marina (ainda assim tem alguns a partir de 20 euros por pessoa). Tudo depende da experiência que pretende ter em cada dia.

 

O que não perder

Para além das praias, todas desde já avisamos, e das fabulosas estradas junto às mesmas, o que pode comer?

A comida típica na Sardenha é muito completa e não lhe será difícil encontrar várias coisas que irá adorar.

Queijo de ovelha com pão carasau ou filindeu caseiro. Prove todos e faça dieta no regresso. Experimente a massa "culurgiones" e os "malloredus". Imperdível é ainda a "zuppa galurese" que pode ser encontrada com facilidade em restaurantes mais tipicos. Para acompanhar peça um "cannonau". Um vinho tinto intenso.

E boa viagem.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano