Clássico: O Citroën Ami 6 foi um dos marcos da década de 1960

Em 2021 cumpre-se 60 anos de história do Citroën Ami 6
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O ano de 2021 marca os 60 anos do Ami 6 um dos mais icónicos modelos da Citroën que marcou a década de 1960.

O novo modelo foi nessa altura apresentado fábrica Rennes, em França e foi intitulado de “Linha Z” devido à sua peculiar silhueta. Inicialmente lançado na versão Berlina, este modelo obteve um maior sucesso com a versão Break.

Foram produzidas 550 mil unidades, perfazendo um total de 1 milhão de unidades Ami 6 fabricados até 1971

Inicialmente criado como um complemento à gama composta pelo 2 CV, ID e DS, este modelo foi considerado um obra-prima.

O escultor Flaminio Bertoni, ficou responsável pela conceção de um modelo de gama média, denominado de “Projeto AM”, o resultado foi o Ami 6, fruto de uma criação inteiramente autónoma e em que o autor teve o livre arbítrio para a definição do estilo do modelo.

O amplo espaço nos bancos de trás num formato em dimensões reduzidas, um para-brisas invertido que se mantinha limpo quando chovia e que permitia ter um porta bagagens com uma abertura convencional e de boa capacidade, são as características que marcam a invenção de Bertoni.

Considerado por muitos por ter um “estilo barroco”, o Ami 6, para além de características admiráveis a nível estético, também foi inovador em termos de marketing, tendo aparecido nas campanhas publicitárias como “o segundo carro ideal para as senhoras”. O slogan publicitário mais expressivo do modelo continua a ser “A relação conforto/km mais barata do mundo”.

Em 1964, Henri Dargent (assistente de Flaminio Bertoni) e Robert Opron (sucessor de Bertoni) criam uma pequena Break que fez as vendas ultrapassarem o Berlina, um caso invulgar na história do automóvel.

Em 1966, o Ami 6 tornar-se-ia o automóvel preferido dos franceses.

Em março de 1969, a produção da Berlina terminaria, para depois suceder o novo Ami 8, modelo mais comum e que depois também seria substituído pelo Visa, em 1978.

Uma curiosidade, é o facto do nome do Ami 6 advir da mistura fonética das palavras do projeto (veículo AM), da palavra “miss” (“senhorita”) e “amici” (“amigos” em italiano).

Outro tópico curioso é que a esposa do General de Gaulle, Yvonne de Gaulle, costumava conduzir um Ami 6, pouco mais de um ano antes do início da produção do modelo.

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