Nove em cada 10 portugueses utilizam o telemóvel enquanto conduzem

  • Redação Autoportal
Telemóvel
Telemóvel

Nove em cada 10 condutores portugueses usa o telemóvel enquanto está ao volante. Esta é a conclusão dos dados obtidos pela aplicação móvel Hit the Road, lançada em fevereiro para  smartphones e destinada a avaliar a condução automóvel dos utilizadores.

Desde fevereiro foram registadas através da aplicação mais de 243 mil viagens, que representam mais de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução. Da análise a estes dados, a Liberty Seguros em Portugal, que lançou esta aplicação, concluiu também que o uso do telemóvel tem efeito no tipo de condução e aumenta o risco de acidente. O uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas pela app. Entre os utilizadores que manuseiam o telemóvel mais de dez vezes numa viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efetuaram curvas bruscas nas viagens.

“Os dados registados na Hit the Road são importantes, pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada. Foi nesse sentido que desenvolvemos esta aplicação, para alertar para a segurança rodoviária, de uma forma divertida e educativa”, destaca Rogério Bicho, CEO da Liberty Seguros em Portugal.

Na análise aos dados recolhidos por distrito, os condutores do Algarve, Setúbal e Madeira são os que têm melhor pontuação (86,4). As piores posições no ranking foram registadas Viseu (82,08), Castelo Branco (82,01) e Guarda (81,25).

A aplicação Hit the Road está disponível para os sistemas operativos IOS e Android. Para utilizá-la, os utilizadores com equipamentos com estes sistemas poderão descarregar a app, de forma totalmente gratuita, nas respetivas lojas. A aplicação dispensa a ligação a uma rede de Wi-Fi ou o uso de dados móveis para ser utilizada durante uma viagem, sendo que o utilizador precisa apenas de ter os serviços de localização ligados e os dados da viagem serão descarregados quando se ligar a uma rede Wi-Fi.

Comentários

Veja mais