Superpedestrian torna trotinetes mais seguras com sistema “Defesa dos Peões”

Novo sistema usa a tecnologia Super Fusion da startup Navmatic para avançar na segurança dos utilizadores de trotinetes elétricas
Texto

A empresa de engenharia robótica Superpedestrian, que trabalha no desenvolvimento de tecnologias de micromobilidade para veículos elétricos de pequena escala, apresentou o novo sistema de segurança "Defesa de Peões" que deteta comportamentos inseguros na condução de trotinetes com o objetivo de impedi-los em tempo real para evitar acidentes.

A Superpedestrian adquiriu a startup de segurança da micromobilidade Navmatic e, com a tecnologia patenteada Super Fusion, pretende responder aos desafios que se colocaram depois de muitas cidades restringirem ou proibirem a utilização das trotinetes partilhadas.

O novo sistema faz a combinação de várias fontes de dados dinâmicos dos veículos em tempo real proporcionando um controlo mais preciso e seguro por parte de quem os guia.

A “Defesa dos Peões” foi criada para garantir que algumas das ações menos corretas por parte dos utilizadores possam ser detetadas e corrigidas podendo implicar a desaceleração ou paragem da trotinete.

Entre os comportamentos a evitar mais frequentes estão as deslocações em passeios, em contramão, desvios agressivos e as travagens bruscas repetidas. Os condutores que violam as regras são alertados com luzes e notificações sonoras no veículo e, no final de cada viagem, recebem (numa aplicação) uma classificação de segurança individual, que pode ser usada para fins de envio de SMS de treino, ou descontos por condução segura em futuras utilizações.

Outra dos recursos viabilizados por este novo sistema é a passagem de informação às cidades sobre as condições de segurança indicando locais precisos a necessitar de melhorias, bem como a criação, em caso de acidente, de um relatório detalhado para as autoridades.

A Superpedestrian lançou neste mês demonstrações piloto em todo o país para aplicação na frota de trotinete LINK a começar no outono de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias