A recordar o 25 de abril, fomos descobrir o que se passava no mundo automóvel em 1974

  • Redação Autoportal
  • 25 abr, 19:02

O 25 de abril de 1974 em Portugal marcou o fim da ditadura e uma viragem social e de liberdade. Fomos descobrir curiosidades sobre esse ano.

Em 1974 a marca automóvel mais vendida em Portugal era a Fiat com o seu icónico 127 a ser o veículo ligeiro mais vendido.

Na Europa o maior destaque foi talvez o lançamento do Volkswagen Golf que dava início a uma das melhores sucedidas linhas que ainda perdura até aos dias de hoje. Mas não é de esquecer o francês Citroën CX, sucessor do “boca de sapo” e que surgiu com a sua forma redonda e um vidro traseiro de grandes dimensões vencendo importantes prémios de design da época.

PUB

De Itália surgia o Lamborghini Countach que rapidamente alcançou o estatuto de supercarro e que ainda faz furor no imaginário da geração que hoje tem 40/50 anos. Menos conhecido surgiu o Maserati Coupe, um veículo 2+2 lugares criado pela Italdesign.

Não menos importante eram os ventos do Japão com a introdução da terceira geração do Corolla, outro modelo que avançou com o nome até aos nossos dias e muito popular também em Portugal. 

No desporto em 1974 a crise energética alterava a forma e duração dos grandes campeonatos mundiais, mas ainda assim assistiu-se ao domínio imperial do Lancia Stratos no Campeonato Mundial de Rallis (que não teve prémio para condutor) e do McLaren-Ford, que levou Emmerson Fittipaldi à coroa de Campeão do Mundo de Fórmula 1.

PUB

E o que dizer do Aston Martin Lagonda, um belo "familiar" para bolsos recheados, vindo diretamente de terras de "Sua majestade".

Para terminar esta galeria em beleza… ou em estranheza, deixamos o 1974 Fascination, criado em várias versões, por Paul M. Lewis, que vinha criando concept cars com propulsão a jato desde os finais da década de 1930 e que aqui atingiu o expoente máximo.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Suzulight: memórias do primeiro carro japonês de tração dianteira

Maserati celebra a sua história de A a Z em 228 segundos

F1: historial dos campeões do mundo

Vídeo: Ronaldo dá a cara pela Jeep e o n.º 7 não podia faltar à história

Vídeo: o mergulho do Falcão já faz parte da história do MotoGP

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS