PSA Mangualde preparada para comemorar o Centenário da Citroën

Data é assinalada já no próximo dia 27
Texto
PSA Mangualde
PSA Mangualde

A PSA Mangualde vai comemorar o Centenário da Citroën, num evento repleto de emoções e que terá lugar no próximo dia 27 de julho.

A data escolhida para assinalar o Centenário reflete o dia da comemoração da produção do derradeiro Citroën 2CV na unidade de produção do Groupe PSA, a nível mundial, em 1990.

Do seu programa e sob a assinatura “Origins since 1919”, destaca-se um desfile comemorativo de cerca de 60 viaturas clássicas que, partindo das instalações da marca vai levar os participantes num percurso que terminará frente à Câmara Municipal de Mangualde. Todos os exemplares ficarão, depois, ali expostos, ilustrando grande parte destes 100 anos (de 1919 a 2019) de produções das criações do visionário André Citroën e dos seus sucessores.

Estarão, naturalmente, em destaque neste evento memorável alguns exemplares fabricados na fábrica portuguesa do Groupe PSA, como sejam os icónicos Citroën DS, Mehari e AMI, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, nomeadamente uma unidade especial desse último dia de fabrico deste modelo, feito que a PSA Mangualde regista como seu. Do desfile farão também parte o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e 1 dos somente 30 unidades produzidas) e um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931, entre outros exemplares, cada um deles com uma ou mais histórias para contar.

Paralelamente, o programa integra uma exposição histórica da PSA Mangualde, retratando os principais acontecimentos ao longo destes 57 anos de produção.

Presença indissociável do panorama industrial, social e económico da região desde 1964, a PSA Mangualde começou por produzir o Citroën 2CV e as diferentes linhas de produção daquela unidade, serviram para produzir automóveis icónicos como o AMI, FAF, Mehari, GS, CX, GSA, Visa, AX, SAXO, até ao mais recente Citroën Berlingo.

Tendo produzido, até à data, mais de 1 milhão de unidades Citroën, destaca-se, nos anais da já cinquentenária PSA Mangualde, o facto de que das suas linhas saiu não só o último 2CV, como o último Mehari produzido no mundo.

PROGRAMA DO CENTENÁRIO CITROËN EM MANGUALDE – 27 de julho de 2019

17h00    Concentração de viaturas na PSA Mangualde

16h30    Inauguração da placa comemorativa “100 Anos Citroën” na rotunda Citroën 2CV, em Mangualde

17h30    Partida do desfile

18h30    Chegada à Câmara Municipal de Mangualde (Largo Dr. Couto)

               Exposição estática

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias