Feliz Natal! Hennessey bate recorde de velocidade com uma árvore no tejadilho

Marca norte-americana desejou um Feliz Natal a todos de uma forma muito especial e como tão bem sabe fazer: batendo um recorde!
Texto

A chegada da época natalícia despertou a vontade de fazer algo mais especial desde muito cedo. E pelo meio de todas as ideias disponíveis, a melhor e a que foi aceite quase de imediato foi mesmo a de bater o recorde de velocidade com uma árvore de Natal no tejadilho.

O recorde anterior já pertencia à Hennessey, uma vez que, em 2019, o seu Jeep Trackhawk com 1.000 cavalos de potência já tinha conseguido alcançar as 181 mph, ou seja, 291 km/h. O primeiro desafio estava então na escolha do modelo para o recorde deste ano.

A ideia inicial foi a de utilizar o carro pessoal de John Hennessey, um Porsche 911 Turbo S preparado pela empresa que conta com uma potência máxima de 750 cv. Sem a árvore no tejadilho, o 911 conseguiu alcançar as 205 mph (330 km/h) com alguma tranquilidade, mas com a árvore presente, a aerodinâmica ficou totalmente comprometida e não chegava ar suficiente ao intercooler instalado lá atrás, pelo que a velocidade não passava das 175 mph (281,6 km/h).

Esta pequena brincadeira da equipa da Hennessey foi feita durante os testes de alta velocidade do seu Venom F5, com o qual espera alcançar as 300 mph (482,8 km/h) no início do próximo ano. Ou seja, a pista de aviação estava mais do que disponível para o teste da árvore de Natal, mas o Porsche 911 revelou que não seria a melhor escolha.

Já a pensar que, se calhar, o recorde iria permanecer nos valores obtidos em 2019, John Hennessey lembrou-se que havia outro carro na frota que poderia ser uma boa opção. Afinal, a sua esposa conduz diariamente uma carrinha Audi RS 6, que, em teoria, já não teria os problemas aerodinâmicos do Porsche 911 com a árvore instalada no tejadilho. E como também já recebeu alguns ajustes da Hennessey, que aumentaram a potência para os 800 cavalos e nem dispensaram um sistema de escape melhorado, o seu potencial era enorme.

Numa primeira tentativa, ainda sem a árvore, o Audi RS 6 Avant conseguiu alcançar a mesma velocidade máxima do Porsche 911 Turbo S: 205 mph (330 km/h). E depois, com a árvore de Natal devidamente segura numas barras de tejadilho presas com ventosas no tejadilho, a velocidade máxima alcançada pelo RS 6 foi de 183 mph, ou seja, uns incríveis 295 km/h.

"Esta foi uma forma divertida de terminar a nossa mais recente sessão de testes de alta velocidade com o Venom F5. Afinal, quem precisa de renas quando a sua mulher tem um trenó de 800 cavalos?”, afirmou John Hennessey.

Somos obrigados a concordar. Com a carroçaria pintada de vermelho, o Audi RS 6 preparado pela Hennessey seria mesmo uma excelente ajuda para que o próprio Pai Natal conseguisse entregar todas as prendas a tempo. É que, além do espaço para árvores no tejadilho, a carrinha da Audi ainda inclui uma enorme bagageira e espaço no habitáculo para uns quatro duendes, além do Pai Natal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias