Nissan x Opus: aventura ao ar livre com energia elétrica «reciclada»

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Nissan dá segunda vida às baterias e o resultado é este
O ROAM aproveita as baterias dos veículos elètricos para ser um gerador

A Nissan e a Opus juntaram-se para criar um conceito de campismo com recurso a energia fornecida por baterias de veículos elétricos, com aquelas a ganharem uma segunda vida.

O conceito Nissan x Opus é alimentado pelo Nissan Energy ROAM, um gerador portátil, à prova de água, aproveitando a tecnologia da fabricante automóvel nos veículos elétricos para obter energia silenciosa e livres de emissões para um período estimado de uma semana ao ar livre.

Com uma capacidade de armazenamento de 700 Wh e uma potência de 1 kW, as células de iões de lítio do ROAM são recuperadas dos veículos elétricos de primeira geração da Nissan assegurando uma segunda vida para as baterias.

O gerador da Nissan fornece energia em ambos os circuitos de 230 volts e 12 volts – podendo ser carregado em casa (60 minutos) ou ligado a um painel solar, como o que existe na tenda (para carregar o ROAM em 2 a quatro horas).

O Nissan x Opus será apresentado na feira de caravanas e campismo de Birmingham, Inglaterra, que começa nesta terça-feira: consiste num veículo Nissan, no atrelado tenda Opus e no alimentador ROAM.

O sistema AIR Opus deixa a tenda montada em 90 segundo pela pressão do ar. Lá dentro, há equipamento de cozinha, lugares para comer ou dormir com uma capacidade para até seis pessoas.

Esta ‘caravana’ dispõe de entradas USB, luzes LED, um hotspot Wi-Fi 4G móvel para até 10 dispositivos e um projetor digital com a respetiva tela de projeção para ver filmes depois de cozinhar no micro-ondas ou nos dois bicos de gás – sem esquecer o frigorífico.

Nissan x Opus dá autonomia energética limpa ao ar livre
  • TEMAS:
  • Nissan

  • Opus

  • ROAM

Veja mais