Cinco conselhos para uma melhor condução durante a vaga de frio

Seat dá cinco dicas para conduzir de forma confortável apesar do frio
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A vaga de frio que está a afetar Portugal – bem como grande parte da Europa – tem consequências também na condução desde o embaciamento dos vidros até aos níveis de temperatura com que é confortável estar ao volante.

A Seat elaborou um conjunto de cinco conselhos a ter em conta nesta altura de muito frio, desde que chegamos ao veículo até que nos pomos em marcha, como são explicados por María García, engenheira no Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da marca:

- Como desembaciar os vidros: é a diferença entre a temperatura baixa no exterior e mais elevada no habitáculo que provoca o embaciamento dos vidros. “Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros.”

- Encasacados ao volante: luvas, casacos e cachecóis limitam os movimentos e, por isso, reduzem a segurança na condução. “As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos.”

- Bancos aquecidos: são a solução para aquecermos mais rapidamente. Este equipamento garante calor de forma uniforme e em apenas três minutos. “Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado.”

- A temperatura ideal para viajar: é de 21,5ºC e denomina-se como ‘temperatura de conforto’. A opção Auto da climatização serve exatamente para ajustar de forma automática a temperatura do habitáculo do nosso veículo. “Ativando-a, consegue-se uma distribuição homogénea: metade do ar quente sai para os pés a cerca de 40º, arrefecendo consoante sobe até ao nível da cabeça, para nos mantermos mais atentos ao volante.” Conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: “Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 g/l.”

- Calor sem custos adicionais: o aquecimento não gasta combustível nem água adicional. “É a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação.”

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