Nissan cria protótipo para evitar a condução sob efeito do álcool

Está equipado com múltiplos sistemas de alerta e ação quando é detetada a presença de álcool no condutor, chegando a impedir a marcha
Texto
Nissan estuda protótipo para evitar condução com álcool (Foto: K. Subiyanto/Pexels)
Nissan estuda protótipo para evitar condução com álcool (Foto: K. Subiyanto/Pexels)

Embora a velha máxima seja “se beber, não conduza”, dados sobre a sinistralidade nas estradas de todo o mundo mostram que o álcool continua a ser responsável por muitos acidentes com consequências graves.

No sentido de combater o flagelo, a Nissan dá agora a conhecer o protótipo que equipou com uma série de dispositivos para prevenir a condução sob efeito do álcool.

O “concept car” desenvolvido pela marca japonesa integra vários sensores de álcool, um dos quais montado no manípulo da caixa de velocidades. Através do contacto com a transpiração libertada pela palma da mão do condutor, o sensor de alta sensibilidade é capaz de detetar a presença de álcool.

Se o nível estiver acima do limite pré-estabelecido o sistema bloqueia automaticamente a transmissão e o veículo é imobilizado, ao mesmo tempo que é emitido um alerta sonoro através do sistema de navegação.

O vídeo disponibilizado pela Nissan está em japonês, mas a infografia já permite vislumbrar o que está a ser feito para que este tecnologia possa ser implementada muito em breve.

Sensores estão colocados nos bancos do condutor e passageiro, nestes casos para análise do odor dentro do habitáculo. Uma vez mais, se for detetada a presença de álcool, o sistema emite um alerta de voz e uma mensagem no monitor do sistema de navegação. Mas o protótipo da Nissan não fica por aqui no que diz respeito a incorporar dispositivos para evitar que pessoas embriagadas conduzam.

No painel frontal está montada uma câmara de leitura facial orientada para o condutor, com o objetivo de monitorizar quaisquer sinais de fadiga através do piscar de olhos. Se os valores estiverem fora dos parâmetros normais, também aqui são emitidos alertas sonoros e visuais, ao mesmo tempo que o cinto de segurança é automaticamente ajustado ao corpo do condutor, para que este “desperte”.

O mesmo tipo de avisos e mecanismos são ativados quando um sistema de monitorização permanente deteta quaisquer alterações no comportamento do automóvel, como por exemplo o desvio da faixa de rodagem.

Em breve num carro perto de si!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias