Fiat 500 F em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque

  • Redação Autoportal
Fiat 500 F
Fiat 500 F

O popular modelo da marca italiana vai fazer parte da exposição "The Value of Good Design"

O Fiat 500 F vai fazer parte, a partir de 10 de fevereiro de 2019, da exposição "The Value of Good Design" do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque.

Na sequência da aquisição, no ano passado, do Fiat 500 pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Fiat 500 série F vai estar pela primeira vez em exposição no museu, como um dos destaques da exposição The Value of Good Design, concebida para realçar a coleção de design industrial do MoMa.

O Fiat 500 F, é o mais popular dos modelos 500, tendo sido produzido entre 1965 e 1972. Contando com as outras versões (nomeadamente Sport, D, L e R) da primeira geração, foram produzidos mais de 4 milhões de veículos entre 1957 e 1975. O modelo é uma clara expressão da "forma ao serviço da função", da utilização lógica e económica de materiais e do conceito segundo o qual o design de qualidade deve ser acessível a todos.

O desenvolvimento de automóveis económicos e fiáveis como o Fiat 500 foi essencial na motorização da Europa do pós‑guerra. Graças ao seu design e à sua centralidade na história de Itália em meados do século, o 500 personifica muitos dos princípios que tipificam o design modernista da época, ligando-o aos temas explorados em trabalhos da coleção exposta no museu.

Conhecido como "Cinquecento", o Nuova 500, concebido pelo projetista e engenheiro Dante Giacosa, foi lançado em 1957. Trata-se de veículo citadino, compacto, com motor em posição traseira.

Apesar das pequenas dimensões externas, o projeto de Giacosa conseguiu maximizar o volume interior, resultando num habitáculo surpreendentemente espaçoso, capaz de acomodar quatro passageiros. A capota dobrável, em tecido, conferia a este modelo acessível uma sensação de luxo, reduzindo simultaneamente a quantidade de aço - um conteúdo precioso à época - necessária para a construção da viatura.

VEJA TAMBÉM:

  • TEMAS:
  • Fiat 500 F

  • Museu de Arte Moderna de Nova Iorque

  • The Value of Good Design

Veja mais