Vídeo: 100 bicicletas partilhadas Gira vandalizadas em 15 dias

Onda de vandalismo afeta rede de bicicletas partilhadas em Lisboa
Texto

A rede de bicicletas partilhadas Gira em Lisboa tem sido alvo de atos de “vandalismo frequente nos últimos meses” afetando o funcionamento do serviço e provocando “danos consideráveis no património da cidade” que “rondam os 200 euros por bicicleta”.

Em comunicado de imprensa, a EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, especifica que “só nos últimos 15 dias, a Gira sofreu cerca de 100 atos de vandalismo, na sua maioria furto, o que tem afetado toda a operação”.

As Estações que têm sido particularmente visadas são as que se situam na Gare do Oriente; Centro Comercial Vasco da Gama; Praça do Município; Terminal Cruzeiros (Avenida Infante Henrique); Largo Frei Heitor Pinto; Rua do Arco Cego; Avenida 5 Outubro e Avenida Igreja.

Na reportagem da «TVI24» aqui associada, responsáveis da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa explicaram que “muitas delas são encontradas intactas” para além da quebra do sistema de ligação às estações, mas que, independentemente da dimensão das reparações, o serviço é bastante afetado no seu todo.

Os atos de vandalismo acabam por afetar “a disponibilidade das equipas de exterior, que têm que se desdobrar e balancear o seu trabalho entre a gestão de verificação”, a “recolha e reposição de bicicletas” passando pela tentativa de recuperar as unidades furtadas, bem como o “trabalho das equipas de mecânicos, pois os danos causados exigem muito tempo de reparação”.

A Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa tem atualmente 96 Estações em operação, que representam um total de cerca de 1.800 docas para mais de 900 bicicletas disponíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano