Mini Clubman John Cooper Works leva-nos a descobrir a ilha de Maiorca

A ilha das Baleares é a sugestão de destino de férias trazida pela Mini, numa mistura de paisagens naturais e a adrenalina das pistas
Texto

Já tem destino para as suas férias de verão? Ainda não? Então talvez possa ser uma boa opção seguir a sugestão da Mini e visitar a ilha de Maiorca, a maior do arquipélago espanhol das Baleares. E se é amante de velocidade, há ainda mais motivos para a explorar e descobrir, como irá perceber neste artigo.

Nesta aventura pela ilha mediterrânica, a sugestão de condução trazida pela Mini é o modelo Clubman, na sua versão mais desportiva - John Cooper Works. Equipado com a tração integral ALL4, está preparado para ser levado para terrenos mais inóspitos, como aqueles que muitas vezes somos obrigados a fazer para encontrar “a” praia. De uma beleza arrebatadora e quase deserta. E locais assim não faltam em Maiorca.

Baías pouco visitadas, paisagens únicas ou pequenas aldeias intactas, longe das multidões de turistas, podem ser encontradas um pouco por toda a ilha. Por outro lado, se procura a agitação urbana ou o luxo e o conforto oferecidos pelas grandes unidades hoteleiras, em Maiorca também não terá dificuldades em satisfazer os seus desejos.

Por onde começar

Mas comecemos então este “tour” pelo princípio. Que é como que diz, pela capital da ilha, Palma e sua “Rambla”. Passeamos pelas ruas e encantamo-nos com a cor presente nas inúmeras bancas de floristas que aí se encontram Em pouco tempo já estamos na marina, junto à sede do “Real Club Náutico de Palma”, organizador de uma das provas de vela mais importantes de Espanha, a regata “Copa del Rey”.

De novo ao volante do Mini Clubman John Cooper Works, e fazendo uso da bagageira de entre 360 a 1250 litros de capacidade, para transportarmos as nossas malas de viagem, procuramos novas paragens capazes de acelerar o nosso batimento cardíaco.

O princípio é o de que encontrar novos pontos de interesse não se revele uma tarefa complicada. Para tal, a Mini desenvolveu um novo sistema operativo que permite controlar as funções do veículo, o áudio, as comunicações, a navegação e as aplicações de forma mais intuitiva e rápida. Tudo integrado num ecrã tátil de 8,8 polegadas, cujo manuseamento se pretende ser semelhante ao de um smartphone.

Agora em pista

Depois de percorrermos alguma autoestrada, eis-nos chegados ao local que nos permite tirar o máximo partido do espírito desportivo deste Clubman John Cooper Works. O Circuito de Maiorca é um traçado para automóveis e motos, com uma pista de kart anexa, a que este Mini poderia chamar de seu habitat natural.

Pelo traçado de aproximadamente 3200 metros exploramos a vivacidade do motor de 4 cilindros 2 litros turbo, com 306 cv e um binário de 450 Nm. A emoção sobe quando fazemos uso do sistema de assistência ao arranque (launch control) ligado à caixa automática de 8 velocidades. O Clubman John Cooper Works atinge os 100 Km/h em 4,9 segundos, anuncia a marca. A tração integral e o sistema de bloqueio de diferencial permitem-nos abordar as curvas com maior confiança. Já o sistema de travagem Brembo está lá para colocar “tudo em ordem”.

Depois de umas voltas em pista, é altura de refrear os ânimos. Para isso, nada melhor do que uma ida à praia El Arenal, localizada a apenas 5 minutos. A briza do mediterrâneo ajuda-nos recompor e lembra-nos que há ainda muito por conhecer em Maiorca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal