Mobilidade

Pão de Forma está de volta. Tem motor elétrico e usa materiais reciclados

Original modelo da década de 1950 já tem um sucessor. O ID. Buzz é a proposta da VW a pensar num futuro mais sustentável
Texto

Se sempre sonhaste em ter um Volkswagen Pão de Forma, mas dispensas as habituais complicações e dores de cabeça que implica ter um veículo clássico e, para mais, não resistes às últimas tecnologias desenvolvidas pela indústria automóvel, o veículo de que te vamos falar pode ser o certo para ti. Trata-se do Volkswagen ID. Buzz, o lendário furgão reinventado, com motorização elétrica e materiais reciclados.

O novo modelo acaba de ser lançado pela VW em duas versões a pensar em diferentes tipos de utilizadores. A versão de passageiros tem capacidade para cinco ocupantes e o ID. Buzz Cargo, como o próprio nome indica, é a versão comercial. Em ambas a marca alemã promete muito espaço, como são exemplo os 1121 litros de capacidade da bagageira na versão de passageiros.

Ao nível da estética, o ID. Buzz tem uma aparência exterior moderna e irreverente, características que podem ser ampliadas caso se opte por um dos quatros esquemas de cores de dois tons disponíveis, sempre com metade da dianteira e toda a zona superior em branco. Para quem prefere um visual mais sóbrio, pode optar por uma das sete opções de cores únicas.

O tema das cores transporta-nos para o interior da nova proposta da VW, já que este modelo tem a particularidade de refletir no habitáculo a opção escolhida para a carroçaria, nomeadamente nos bancos, no painel de instrumentos e no revestimento das portas.

De resto, podemos encontrar detalhes de design recuperados da original Camper Van T1 e utensílios que enaltecem a praticidade deste modelo, como são exemplo o abre garrafas e o raspador de gelo.

E quanto à sustentabilidade, o que traz então de novo o VW ID. Buzz? Para além do facto de ser totalmente elétrico – motor de 150 kW, alimentado por uma bateria de 77 kWh, com tração traseira – importa destacar o facto de a sua produção (na fábrica de Hannover, Alemanha) e distribuição ser neutra em carbono, garantia deixada por Carsten Intra, presidente do conselho de administração da Volkswagen Veículos Comerciais.

Adicionalmente, no novo Pão de Forma elétrico o couro e outras matérias-primas de origem animal foram substituídas por materiais com propriedades e texturas semelhantes, como é o caso do poliuretano que reveste o volante.

Alguns materiais, como os utilizados para forrar os bancos, piso e teto, foram produzidos a partir de produtos reciclados, nomeadamente garrafas PET.

A respeito dos sistemas avançados de assistência à condução que integram o novo ID. Buzz, faz parte do equipamento de série das duas versões o sistema de aviso Car2X, que utiliza sinais de outros veículos e das próprias infraestruturas rodoviárias para detetar perigos em tempo real. Também de série é o sistema de travagem de emergência Front Assist e, na versão de passageiros, o assistente de manutenção de faixa de rodagem.

Através de atualizações de software, são esperadas mais funcionalidades no futuro, inclusivamente as que permitirão a condução parcialmente autónoma.

Os ID. Buzz e ID. Buzz Cargo estarão disponíveis nos principais mercados europeus no outono. A Portugal deverá chegar um pouco mais tarde.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias