Mobilidade

Veículos híbrido plug-in e elétrico na PSP e GNR com BMW i8 e Volkswagen ID.3

Durante a Segurex 2021, que decorreu na FIL, foi possível ver alguns dos mais recentes meios das forças de segurança
Texto

O veículo híbrido plug-in topo de gama da BMW e o elétrico “estrela” da Volkswagen marcaram presença na Segurex, que decorreu na FIL entre 16 e 18 de novembro e foi o maior evento dedicado à proteção, segurança e defesa, do ano.

Em destaque, claro, as forças de segurança, em particular com dois modelos eletrificados que integram as respetivas unidades com características bem diferentes.

O BMW i8 que aqui vemos, é um híbrido plug-in, e, esteve em exposição, durante o evento, em parceria com a Strob e a Extincêndios. No local, explicaram à nossa reportagem que o veículo reverteu a favor da PSP no âmbito de um processo crime.

Foi ainda acrescentado que este BMW i8 irá marcar presença em eventos de divulgação das atividades da PSP, ações de fiscalização rodoviária e também no transporte urgente de órgãos.

De acordo com os dados oficiais da marca, o BMW i8, de série, está equipado com um motor de combustão interna de 3 cilindros atmosférico, que produz de 223 cv de potência e um binário máximo de 300 Nm. O motor elétrico debita 96 kW (129 cv), o que se traduz numa potência combinada de 349 cv e um binário máximo de 550 Nm.

Já o Volkswagen ID.3, é o novo inteiramente elétrico da marca alemã, e a GNR apresentou-o na Segurex fazendo parte dos meios da Guarda, tendo sido adquirido em processo público no âmbito do reforço de meios.

Tem como destino a vigilância, entre outras ações. No local os responsáveis asseguraram ainda que existem já vários outros modelos híbridos e elétricos ao serviço da GNR.

O Volkswagen ID.3 tem, de acordo com dados oficiais, de série, potência até 150 kW (204 cv) e autonomia até 550 km.

Curiosamente já em 2017 a GNR e a BMW Portugal tinham estabelecido uma parceria para testar o (então na altura) novo BMW i8, como atesta esta imagem de um evento nessa data. O carro chegou a integrar a comitiva de segurança e apoio à visita do Papa Francisco a Portugal nesse ano.

BMW i8 (foto de 2017)

Por isso, não se pode dizer que o BMW i8 que agora chega à PSP seja o primeiro nas forças de autoridade em Portugal...

 

(Fotos: AWAY - Todos os Direitos Reservados)

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos