Acredite se quiser: o Bentley Blower de 1929 está mesmo quase a chegar

  • Redação Autoportal
Icónico modelo da marca britânica é provavelmente o mais valioso para os fãs da casa de Crewe

O Bentley Blower de 1929 é um dos modelos mais icónicos da marca britânica e por isso em 2019 a casa de Crewe revelou que iria construir 12 nova unidades do Bentley Team Blower.

Anunciada no ano passado, a Blower Continuation Series é composta por doze novos Bentley Blowers, sim leu bem, uma dúzia de unidades de um modelo que é provavelmente o Bentley mais valioso de sempre para os fãs da marca.

Cada uma destas unidades a produzir agora vão ser uma cópia fiel do Team Blower de 1929, construído e pilotado por Sir Tim Birkin.

Estes novos Blower estão a ser produzidos por uma equipa especial da divisão Classic da Bentley Mulliner, que está a trabalhar com uma equipa de especialistas para reconstruir o conjunto de peças necessárias para dar vida a esta série do Blower.

Um passo determinante para a produção destes modelos foi dado agora com os técnicos da marca britânica a desmontarem o Blower e com um apoio de um scanner a laser, digitalizaram as 630 peças que compõem este modelo icónico.

Após este trabalho, as imagens digitalizadas foram tratadas por um sistema de CAD (computer-aided design), um trabalho que demorou cerca de 1200 horas, e que permitiu preparar o arranque do trabalho de produção de cada umas das unidades do modelo que já conta com 91 anos.

Desta forma um modelo digital preciso e completo de um Bentley dos anos 20 passou a existir pela primeira vez e vai ajudar a dar resposta às especificações solicitadas por cada cliente, que já iniciaram a escolha dos materiais e cores exteriores, para que os carros sejam visualmente distintos de seu antecessor, apesar de mecanicamente à especificação ser idêntica àquela utilizada pelos carros do Team Blower.

Recorde-se que apenas quatro carros foram construídos por Sir Henry Ralph Stanley "Tim" Birkin para a campanha de corridas realizadas entre 1929 e 1930 e três desses modelos foram inscritos nas 24 Horas de Le Mans de 1930, incluindo o modelo pilotado por Birkin que não chegou a terminar a corrida, mas os três Blower pressionaram os SSK da Mercedes que acabaram por desistir e assim abrir caminho para o primeiro a subida aos dois primeiros lugares do pódio de dois Speed Sixes da Bentley

Os 12 carros que agora a Bentley vai produzir do Blower correspondem ao número de corridas em que os modelos originais estiveram envolvidos.

A marca britânica já fez saber que as 12 unidades já estão vendidas para colecionadores nos quatro cantos do mundo, apesar de não ter revelado o preço de cada modelo, acrescentando que o início da produção vai começar em breve.

  • TEMAS:
  • Bentley

  • Blower

  • Muliner

Veja mais