Gemera é o novo hiperdesportivo da Koenigsegg com 1.700 cv

  • Redação Autoportal
  • 5 mar 2020, 10:30

Primeiro modelo de quatro lugares da marca sueca conta com três motores elétricos

O fabricante sueco Koenigsegg continua a surpreender com os seus hiperdesportivos de fazer derreter o alcatrão por onde passam.

Numa altura em que pensávamos que o fabricante nórdico não seria capaz de novas surpresas, depois de ter revelado o Jesko, Christian von Koenigsegg, o criador da marca apresentou o terceiro modelo da sua atual linha de hiperdesportivos.

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Trata-se do Gemera, um modelo que deve o nome à mãe de Christian von Koenigsegg e que é uma mistura verdadeiramente desconcertante entre um supercarro e veículo familiar, num segmento em que a maioria dos veículos opta pelas elevadas prestações em detrimento do conforto.

Se tem dúvidas sobre isso basta que saiba que este Koenigsegg Gemera tem capacidade para quatro pessoas, possui quatro suportes para copos frios e 4 para copos quentes, ecrãs centrais de infoentretenimento, um dos quais para os bancos traseiros, carregadores de telefone dianteiro e traseiro sem fios, Apple CarPlay, Internet a bordo e Wi-Fi, sistema de som de 11 colunas, câmeras externas e internas, quatro pontos de luz de leitura, bancos aquecidos com espuma de memória, bancos dianteiros elétricos, 3 zonas de climatização e muito mais.

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Todo este conforto num modelo que conta com um motor térmico, biturbo, com arquitetura de três cilindros e 2,0 litros de cilindrada, que desenvolve 600 cv de potência e um binário de 600 Nm.

Mas não é tudo já que o Gemera dispõem ainda de mais dois motores elétricos, um em cada roda traseira, com uma potência de 500 cv e um binário de 1000 Nm, e um terceiro motor elétrico associado à cambota que adiciona uma potência de 400 cv e um binário de 500 Nm.

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Contas feitas, o novo Koenigsegg Gemera debita uma potência combinada de 1700 cv e um binário máximo de 3500 Nm.

Desta forma o motor térmico move as rodas dianteiras, enquanto os motores elétricos transmitem energia às rodas traseiras.

Este modelo híbrido plug-in é capaz de circular em modo 100% elétrico ou apenas com o motor térmico, como é o caso do Jesko.

Para a assegurar a passagem da potência ao solo, o Gemera conta com uma transmissão Koenigsegg Direct Drive, já utilizada pela marca sueca no Regera e que conta apenas com uma relação. Para além disso este hiperdesportivo dispõem de quatro rodas direcionais e um sistema de vetorização de binário.

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O Gemera tem um peso de 1.880 kg, para o qual contribui um chassi inteiramente produzido em fibra de carbono, e o CEO da Koenigsegg já fez saber que pesa 30% menos do que se tivesse sido 100% elétrico.

Com uma distância entre eixos de 3,0 metros, o Koenigsegg Gemera dispõem de espaço para transportar quatro passageiros e respetiva bagagem que pode ocupar um espaço com 200 litros de capacidade nas bagageiras dianteira e traseira.

As duas portas, com abertura vertical, permitem revelar um espaço de quatro lugares, que oferece facilidade de acesso, conforto, tanto aos passageiros dos bancos dianteiros como traseiros.

Quanto às prestações deste Gemera são verdadeiramente notáveis já que este hiperdesportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,9s e atinge os 400 km/h de velocidade máxima.

Equipado com uma bateria com 800 V, o novo Gemera tem uma autonomia até 50 km em modo 100% elétrico e pode alcançar com os seus três motores elétricos uma velocidade até 300 km/h sem necessitar de recorrer ao motor de combustão.

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Assim se tiver alguns milhões de euros para gastar num automóvel em que possa levar as crianças à escola e nos tempos livres fazer umas corridas de pista, então saiba que a Koenigsegg vai produzir apenas 300 unidades deste potente Gemera e que ainda não revelou o preço daquele que é o primeiro modelo de quatro lugares da marca sueca.

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