Opel revela o novo Zafira Life

  • Redação Autoportal
Zafira Life é a nova monovolume da Opel

A Opel revelou agora a nova versão do Zafira, a quarta geração do monovolume da marca germânica, que conta dimensões distintas das anteriores gerações. 

O novo Zafira Life chega em em três variantes com comprimentos diferentes: a versão ‘pequena’ de 4,60 metros, a ‘média’ de 4,95 metros e a ‘grande’ de 5,30 metros.

A variante pequena do novo Zafira Life é cerca de 10 centímetros mais curta do que o atual Zafira, enquanto a variante maior é 65 centímetros mais longa, aproximando-se das dimensões do Vívaro Combi de passageiros. Desta forma, o Zafira Life consegue ajustar-se a uma vasta série de preferências, abrangendo três segmentos e apresentando-se como uma nova referência entre os MPV ‘multi-lugares’.

O novo Opel Zafira Life garente habitáculo versátil, conforto elevado, sistemas sofisticados de apoio à condução, infoentretenimento de última geração e equipamentos sofisticados como o ‘head-up display’ policromático que apresenta a velocidade, a distância para o veículo da frente e as indicações de navegação e o programador de velocidade ativo baseado em câmara e radar.

A zona em frente do veículo está monitorizada por uma câmara e por um radar. O sistema é até capaz de reconhecer peões e de acionar a travagem de emergência a velocidades até 30 km/h. O programador de velocidade ativo ajusta a velocidade à do veículo que segue à frente, podendo desacelerar o Zafira Life até aos 20 km/h, se necessário. O sistema de manutenção de faixa e o alerta de cansaço do condutor zelam por importantes níveis de segurança.

A tecnologia avançada destina-se a simplificar a utilização e a aumentar os níveis de segurança e de conforto. O novo Zafira Life surge com sistema IntelliGrip para assegurar a melhor tração em pisos mais difíceis. Condutor e passageiros usufruem de um grande tejadilho panorâmico em vidro e de um óculo traseiro com abertura independente da tampa da mala. No ‘design’, o Zafira Life destaca-se com um formato atraente com proporções equilibradas e projeções de carroçaria curtas.

Este novo monovolume da Opel oferece na variante mais curta de consideravelmente mais espaço - algo impossível de igualar nesta classe. O reduzido diâmetro de viragem (11,3 metros), comportamento dinâmico ágil e duas portas laterais de correr com comando elétrico e sensor de pé, semelhante ao das bagageiras das carrinhas Astra Sports Tourer e Insignia Sports Tourer, também não têm rival no segmento.

Já o Zafira Life intermédio (tal como o longo) tem distância entre eixos aumentada em 35 cm, para 3,28 m, proporcionando maior espaço para pernas aos passageiros das filas de trás e possui uma porta de bagageira de maiores dimensões, melhor acesso ao habitáculo e capacidade de carga superior a uma tonelada. Por seu turno, o mais comprido dos Zafira Life, conta com uma bagageira com capacidade de cerca de 4500 litros, já é rival de veículos de passageiros ainda maiores.

No sentido de alargar ainda mais o leque de opções e maximizar a versatilidade, o Zafira Life vai contar mais tarde com uma versão 4x4 desenvolvida pelos especialistas da Dangel e em 2021, surgirá a versão elétrica a bateria, que constituirá mais um passo na estratégia de eletrificação que a Opel está a desenvolver.

Este novo monovolume da Opel tem estreia mundial agendada para o próximo dia 18 de janeiro, no salão de Bruxelas.

VEJA TAMBÉM:

Veja mais