Novidades

Guiámos o Stonic T-GDI 1.0 TX: o crossover compacto e moderno da Kia

Kia Stonic é uma aposta de linhas e prestações irreverentes
Texto

Numa altura em que a Kia se prepara para voltar a apostar forte no competitivo segmento dos crossovers, testamos o Stonic TGDI 1.0 TX, uma proposta divertida e jovem bem adaptada a uma mobilidade urbana e com estilo.

É fácil gostar deste Stonic que apresenta uma lista infindável de personalizações exteriores e um aspecto musculado que é transmitido pelos pára-choques e pela grelha aberta e que conta nos flancos com duas ópticas rasgadas, com luzes diurnas e luzes traseiras em LED.

A nível de motor, o Kia Stonic TGDI conta com um bloco 1.0 sobrealimentado a gasolina com 120 cv de potencia e um binário de 172 Nm, capaz de proporcionar uma condução confortável, despachada e dinâmica, beneficiando de uma caixa de seis velocidades bem escalonada e precisa.

Este Kia Stonic apresenta-se bastante compacto a começar pelas suas dimensões já que tem 1500 mm de altura, 4140 mm de comprimento e 1760 de largura. Desta forma o Stonic oferece uma imagem de um crossover compacto e irreverente.

A Kia não deixou nada ao acaso neste Stonic e não se esqueceu de alguns detalhes que lhe permitem assumir um ar mais desportivo e aventureiro, como sejam, barras de tejadilho, , spoiler traseiro, difusor traseiro com saída de escape desportiva e jantes de liga leve de 17 polegadas.

No interior e apesar estarmos perante um crossover compacto, tudo se apresenta de uma forma simples, com plásticos montados de forma precisa que evitam os barulhos desagradáveis e com espaço para as deslocações do dia a dia, podendo contar com ar condicionado automático, banco do condutor com ajuste em altura, banco traseiro rebatível 60/40, coluna de direção ajustável em altura, encostos de cabeça ajustáveis em altura, vidros elétricos à frente e atrás, computador de bordo, comandos áudio no volante, ligação USB + Aux, rádio com RDS com sistema de navegação, Bluetooth mãos livres com reconhecimento de voz e um ecrã tátil de 7 polegadas  que se destaca pela sua facilidade de operacionalidade.

Os bancos da frente são confortáveis e o espaço é generoso, enquanto nos bancos de trás, dois passageiros viajam de forma confortável, mas três adultos ficam apertados.

Espaço para a bagagem está de acordo com o segmento já que este Kia Stonic apresenta uma capacidade de arrumação entre os 352 e os 1155 litros, com os bancos traseiros rebatidos, o que é mais do que suficiente para um fim de semana, para além de vários espaços para pequenos arrumos nas portas dianteiras e no apoio de braço dianteiro.

Aos comandos do Stonic é fácil encontrar uma posição de condução com o Stonic a revelar estar à vontade perante qualquer tipo de piso, apesar de ser o asfalto o seu habitat de eleição.

A suspensão oferece um equilíbrio importante entre o conforto e a rigidez quando o condutor tem necessidade de carregar no acelerador em estradas mais sinuosas.

Em matéria de ajudas de segurança o Stonic mostra-se bem apetrechado e à altura da concorrência disponibilizando ABS, VSM (Vehicle Stability Management), EBD (Electronic Brake Distribution), ESC (Electronic Stability Control), ESS (Emergency stop signal), HAC (Hill Assist Control), TPMS (Sistema de Monotorização de Pressão de Pneus), airbags para o condutor e passageiro (com função de desativação, laterais e de cortina.

Por tudo isto é fácil ficarmos rendidos ao Kia Stonic 1.0 T-GDI TX que mostra todos os argumentos de um crossover, mas com uma dimensão mais reduzida o que o torna mais divertido de utilizar nas deslocações diárias ou de fim de semana.

Quanto a preços a versão ensaiada arranca nos 23.910 euros

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias