Saiba o que muda nos postos de combustível quando tiver de reabastecer

Preços dos combustíveis sobem para máximos de 2014
Preços dos combustíveis sobem para máximos de 2014

Nova identificação dos combustíveis entra em vigor esta sexta-feira nos 28 Estados membros da União Europeia

A partir desta sexta-feira, 12 de outubro, os cerca  de 3000 postos de abastecimento de combustível em Portugal, passa  a contar com novos símbolos de identificação dos combustíveis.

Trata-se de uma nova norma da União Europeia que visa ajudar os consumidores no seu processo de escolha dos combustíveis apropriados para os seus veículos em toda a Europa.

Embora esta informação seja fornecida atualmente em todos os manuais dos automóveis e junto à tampa de acesso ao tampão do deposito da maioria dos veículos, esta nova diretiva levou a implantação de um novo e único conjunto harmonizado de identificadores de combustível em toda a Europa, que passam igualmente surgir nos veículos recém-produzidos, no equipamento de abastecimento de combustível e na pistola de enchimento, de todos os postos públicos de abastecimento e nos concessionários de veículos automóveis.

Os novos identificadores, vão ajudar os consumidores a verificar se selecionam corretamente o combustível adequado para o seu veículo, bastando para isso que o identificador do veículo, corresponda ao identificador no equipamento de abastecimento.

Estes novos símbolos estão disponíveis em todos os 28 Estados membros da União Europeia, bem como na Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia, países que são membros do Comité Europeu de Normalização.

Mas o que significa este novos símbolos?

Ao todo a partir desta sexta-feira passam a existir 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases.

Relativamente às gasolinas, estão identificadas com a letra “E” de etanol, os símbolos são circulares com a designação: E5, E10 e E85.

E5 – 5% de etanol

E10 – 10% de etanol

E85 – 85% de etanol

No que respeita ao gasóleo, os símbolos são quadrados com B7, B10 e XTL. Neste caso o “B” é relativo a biodiesel.

B7 – 7% de biodiesel

B10 – 10% de biodiesel

XTL – diesel parafínico

Quanto aos Gases, passam a existir quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.

CNG – Gás natural comprimido

H2 -hidrogénio

LNG -gás natural liquefeito

LPG – Gás pressurizado líquido

  • TEMAS:
  • Postos de combustíveis

  • Novos símbolos

  • Gasolinas

Veja mais