Ford Focus ST chega no verão e traz com ele 280 cv

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Novo Focus ST é o mais potente de sempre

O novo Ford Ford Focus ST tem chegada marcada para o verão e traz com ele o motor a gasolina EcoBoost biturbo de 2.3 litros com 280 cv de potência e 420 Nm de binário (aumenta a potência em 12% e o binário em 17% face à anterior geração).

Desenvolvido pela Ford Performance, o novo Focus ST apresenta-se reforçado com tecnologias desportivas nas variantes de cinco portas e Station Wagon dispondo também do bloco diesel EcoBlue de 2.0 litros com 190 cv e 400 Nm.

Este é o primeiro modelo Ford de tração dianteira com diferencial autoblocante electrónico para melhor tração e estabilidade (melhorando o comportamento em curva). A tecnologia de controlo de rotações oferece passagens rápidas na caixa manual de seis velocidades, com a caixa automática de sete velocidades disponível em opção.

Os modos de condução no Focus ST – Slippery/Wet, Normal, Sport e Track (este último apenas nos modelos com o Performance Pack) – permitem pela primeira vez ajustar funções como o Electronic Brake Booster e a direção assistida eléctrica (a mais eficaz de sempre da Ford), para compatibilidade da performance com o cenário de condução.

A nova arquitetura C2 da Ford foi melhorada com configurações exclusivas na suspensão, travagem e propulsores, de forma a proporcionar ao Focus ST a experiência de condução mais reactiva e ágil de sempre, em estrada e em pista.

O novo (mais desportivo) Focus liga conforto e experiência de condução com bancos desportivos Recaro (reposicionados à frente) e melhora a suspensão traseira com o Controlo Contínuo de Amortecimento num carro cuja altura ao solo foi reduzida em 10 mm.

A tecnologia ESE amplifica o ruído genuíno do motor mais potente de sempre do modelo e do escape nos modos Sport e Track. O volante, o punho da caixa de velocidades, as soleiras e os pedais em alumínio sob a gravação do logótipo ST conferem o caráter de compacto desportivo ao formato de modelo familiar do dia a dia.

O painel de instrumentos TFT de 4,2’’ a cores do Focus ST é inspirado no superdesportivo Ford GT mostrando a pressão do turbo e do óleo e a temperatura deste de forma digital.

A grelha apresenta um novo desenho na parte superior e inferior, optimizado para aumentar a capacidade de arrefecimento. O spoiler traseiro montado no tejadilho, de maiores dimensões e inclinado para trás, aumenta a força descendente em apoio da dinâmica de condução do Focus ST.

As tecnologias de assistência ao condutor incluem Sistema Activo de Assistência ao Estacionamento 2 (agora com manobras 100% automáticas); Controlo de Velocidade Adaptativo (reforçado com a função Stop & Go); Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa; Faróis Adaptativos sensíveis aos sinais; «Head-up display»; e Assistente de Manobras Evasivas (para evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados).

O novo Ford Focus ST
Veja mais