Novo Toyota Camry Hybrid faz regresso com três versões e preços

  • Pedro Calhau
VÍDEO: Toyota Camry volta a Portugal com motorização híbrida
Topo de gama da marca japonesa volta com motorização única

O Toyota Camry está de volta a Portugal com a oitava geração do modelo a fazer o regresso ao mercado nacional com três versões de equipamento e uma única motorização.

O novo Camry, que chega para disputar o mercado do segmento D com dimensões ‘a atirar-se’ para o E, volta como o topo de gama da Toyota depois da quinta geração ter passado esse posto ao Avensis.

O regresso faz-se com a estreia europeia da motorização híbrida do Camry apresentando o bloco 2.5L Hybrid Dynamic Force com 218 cv de potência combinada e uma eficiência térmica de 41% - com uma boa resposta quando se carrega no acelerador num carro deste porte com uma transmissão automática de 6 velocidades, que oferece a possibilidade de uma condução mais envolvente pela nova tecnologia ‘Sequential Shiftmatic’ para fazer ‘passagens rápidas de caixa’.

O binário desenvolvido é de 221 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 8,3s. A velocidade máxima fica pelos 180 km/h, pois esse é o limite que a Toyota considera adequada para esta motorização híbrida com que dotou o novo Camry.

Assente na plataforma GA-K (comum com o RAV4), o topo de gama da marca japonesa assume uma “elevada rigidez torcional” e um “baixo centro de gravidade” introduzindo uma “nova direção mais direta” e com “suspensão traseira duplo wishbone”. Vem de série com jantes de 18’’ (de liga leve).

O novo Toyota Camry é um grande familiar de dimensões interiores muito generosas onde o espaço no habitáculo faz jus à necessidade de rodar com conforto na estrada em viagens longas – como pudemos comprovar desde Lisboa ao Alentejo raiano onde decorreu a apresentação nacional.

Com consumos combinados de 5,5 ou 5,6l/100 km e com emissões combinadas de 125 ou 126g/km (dependendo da versão), o novo Camry apresenta uma nova função de Controlo Automático de Deslizamento a pensar na condução urbana para desacelerar mais lentamente permitindo que a próxima aceleração seja mais suave a pensar na economia.

O Toyota Camry Hybrid divide-se em Exclusive, Luxury e Limousine quanto ao equipamento. Experimentámos as duas últimas e há distinções que fazem diferença entre dos dois mais bem equipados: a maior está no head-up display de 10’’ a cores apenas presente no Limousine.

O sistema de som JBL de nove colunas ou o ar condicionado para três zonas do carro, bem como a consola central traseira podem também fazer a diferença quando o carro for ocupado pela família inteira. Mas a qualidade dos materiais é transversal.

O Luxury traz em relação ao Exclusive como equipamento de maior destaque o alerta de ângulo morto, os sensores de deteção de veículos, peões ou ciclistas no estacionamento ou os faróis e as óticas traseiras LED, bem como os bancos em pele de ajuste elétrico ou o carregador de telemóvel sem fios quanto ao conforto.

Num carro de habitáculo pensado para que nada falte ao condutor, o Exclusive apresenta como as outras versões o ecrã TFT de 7’’ e o ecrã multimédia com o sistema de navegação de 8’’. A tecnologia Nano-e de purificação do ar é também de série em toda a gama, bem como o Toyota Safety Sense quanto à segurança: sistema de pré-colisão, aviso saída faixa rodagem, cruise control adaptativo, reconhecimento sinais de trânsito e luzes de máximos automáticas.

O novo Toyota Camry Hybrid chega a Portugal com os preços de 43.990 euros para o Exclusive, 46.990 euros para o Luxury e 49.690 euros para o Limousine.

O novo Toyota Camry Hybrid
  • TEMAS:
  • Toyota

  • Camry

  • Toyota Camry Hybrid

Veja mais