Novo Jaguar XE está mais luxuoso e já tem preço

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Aí está o novo e luxuoso Jaguar XE
O interior novo e luxuoso do XE apresenta detalhes de grande beleza e novos materiais «premium»

A Jaguar revelou o renovado XE que é lançado com design exterior maximizado, um habitáculo luxuoso integralmente novo e tecnologias mais avançadas.

A atualização do design exterior proporciona ao XE uma presença em estrada mais assertiva e objetiva. Tendo como base as proporções da versão original, a desportividade deste novo XE foi elevada a um patamar superior, com detalhes de design moderno inspirados no seu ‘irmão’ desportivo F-TYPE.

O XE apresenta uma aparência mais musculada, larga e baixa que o seu antecessor, com entradas de ar dianteiras de grandes dimensões, linhas e formas mais musculadas que aludem ao desempenho desportivo do veículo e à sua aerodinâmica avançada.

As novas luzes diurnas integralmente em LED com design novo criam uma imagem mais consistente, enquanto a traseira, incorpora também um para-choques com design novo e farolins mais elegantes, também em LED, que realçam a largura visual deste novo Jaguar, proporcionando ao XE uma presença em estrada mais firme.

Para um veículo com um carácter mais orientado para a performance, as versões R-Dynamic incluem elementos exclusivos de design no exterior, como superfícies esculpidas inspiradas nos winglets das asas de aviões, malha da grelha no painel inferior traseiro com detalhes escuros e designs de jantes alternativos.

No interior, a influência desportiva reflete-se nos bancos com costuras contrastantes, nas patilhas de seleção de velocidades Satin Chrome e nas proteções das embaladeiras com o anagrama R-Dynamic.

O habitáculo integralmente novo do XE incorpora materiais suaves e acabamentos premium, bem como painéis novos nas portas para versatilidade e sentido prático melhorados. Em complemento, o interior pleno de luxo e tecnologia proporciona mais conforto, qualidade e conectividade a todos os passageiros. Todos os aspetos do interior foram melhorados, disponibilizando mais espaço para pequenos objetos e maior conforto aos passageiros.

A influência do desportivo de dois lugares da Jaguar é também evidente ao disponibilizar, numa consola central atualizada, o seletor de velocidades Sportshift e o Jaguar Drive Control do F-TYPE.

O novo volante, partilhado com o modelo elétrico I-PACE, incorpora novos gráficos que se mantêm ocultos até serem iluminados e comandos capacitivos para um controlo táctil e intuitivo das funções principais.

O novo XE é também o mais inteligente e conectado de sempre. O sistema de informação e entretenimento da Jaguar, Touch Duo Pro, partilhado também com o I-PACE, encontra-se disponível pela primeira vez, com controlo intuitivo através de dois ecrãs de alta resolução perfeitamente integrados. O carregamento por indução, sem fios, e a tecnologia inteligente das Smart Settings são também incorporados pela primeira vez no XE.

O espelho interior ClearSight com panorâmica traseira é incorporado pela primeira vez no segmento para assegurar uma visão perfeita, mesmo com elementos que obstruam a visão traseira da estrada. Utilizando uma câmara com lente grande angular, o sistema disponibiliza imagens de alta definição no ecrã sem moldura do espelho retrovisor, mesmo com passageiros de estatura elevada, condições de luz reduzida ou chuva.

A carroçaria leve em alumínio do Jaguar XE continua a ter um papel essencial no seu comportamento ágil, na segurança a eficiência excecionais. O alumínio é utilizado em 75% da carroçaria e conjuga-se na perfeição com os sistemas de tração traseira e tração integral, a suspensão dianteira de triângulos duplos sobrepostos e traseira integral link, e também com alguns dos motores Jaguar mais avançados, para proporcionar um comportamento e performance excelentes.

Disponível de série em todas as versões do XE, o modo Dynamic amplifica o carácter desportivo do veículo, com passagens de caixa mais rápidas, um acelerador mais sensível e um controlo superior da direção. O condutor pode configurar mais facilmente a sua experiência de condução graças à opção Sistema Dinâmico Configurável. Esta característica permite ao condutor personalizar suas preferências ao selecionar o modo Confort ou Dynamic para o motor, caixa de velocidades e direção através do ecrã táctil central. Quando incorporado, o Sistema Dinâmico Adaptativo ajusta permanentemente o amortecimento para proporcionar sempre o equilíbrio ideal entre conforto e requinte em todas as situações de condução.

O novo XE incorpora igualmente uma caixa automática de série e encontra-se disponível com tração traseira ou com tração integral. O sistema avançado de “binário quando necessário” do sistema de tração integral (AWD) e a tecnologia Intelligent Driveline Dynamics, mantêm a sensação e a agilidade de condução de um veículo de tração traseira enquanto melhora as prestações, a tração e a confiança do condutor em todas as condições atmosféricas.

O motor a gasolina do novo XE debita 300 CV de potência, equipado com tração integral, acelera de 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

O novo XE encontra-se disponível com uma gama variada de motores tanto a gasolina como diesel. O motor 2,0 litros encontra-se disponível a gasolina nas versões de 250 CV e 300 CV, denominados respetivamente P250 e P300, enquanto o eficiente Ingenium diesel de 180 CV denominado D180, disponibiliza um binário de 430 Nm.

O equipamento base da gama inclui agora a caixa automática, jantes de 18 polegadas, bancos em couro com ajuste elétrico, faróis e farolins em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara de marcha atrás e assistência à manutenção da faixa.

Quanto a preços, o novo Jaguar XE arranca nos 52,613 euros e já pode ser encomendados na rede oficial da marca.

Jaguar XE foi renovado e mostra maior desempenho
  • TEMAS:
  • Jaguar

  • Jaguar XE

Veja mais