Novidades

Renault mostra "interesse" na proposta da Fiat para fusão dos grupos

Objetivo de criar o terceiro maior fabricante do mundo
Texto
Fiat (Reuters)
Fiat (Reuters)

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) propôs um plano de fusão com a Renault para criar o terceiro maior grupo global da indústria automóvel.

De acordo com a proposta feita pela FCA, o novo grupo seria detido em 50% pelos acionistas da fabricante ítalo-americana e em 50% pelos da fabricante fracesa prevendo a proposta que o grupo seja cotado nas bolsas de Paris, Nova Iorque e Milão.

A administração da Renault já reuniu nesta segunda-feira "para examinar a proposta feita pela FCA com vista a uma potencial fusão 50/50" e "depois da análise dos termos da proposta", anunciou o "interesse de estudar a oportunidade da mesma em função do reforço do aparelho industrial do Grupo Renault e geradora de valor para a Aliança".

Em comuncado desta segunda-feira, a fabricante francesa referq que "Informações adicionais serão dadas no momento oportuno para informar o Mercado do resultado destas discussões".

A Fiat Chrysler apontou que a fusão criaria a terceira maior fabricante do mundo, com vendas anuais de 8,7 milhões de veículos e uma "forte presença em regiões e segmentos importantes".

O portfólio de marcas dos dois grupos é "amplo e complementar e forneceria cobertura total do mercado, do luxo ao segmento de consumo", observou.

A fusão não resultará em qualquer encerramento de fábricas de produção, assegurou a FCA.

O conselho de administração do novo grupo seria composto principalmente por membros independentes.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano