Novidades

Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+: o SUV desportivo de 7 lugares

Novo SUV da Mercedes chega com 612 CV
Texto

A Mercedes revelou agora o novo Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+, a versão desportiva do maior SUV da marca germânica.

Depois de ter dado a conhecer o luxuoso Maybach GLS 600 4Matic, agora chegou a vez da versão desportiva do SUV de sete lugares.

Com um design apelativo, que conta com apontamentos exclusivos, muito espaço e uma dinâmica de condução melhorada, o novo GLS 63 4 Matic+ preparado pela AMG surge pela primeira vez, com um motor V8 AMG de 4.0 litros biturbo equipado com um motor de arranque-alternador EQ Boost integrado. Este sistema combina um motor de arranque e um alternador numa única unidade elétrica integrada entre o motor e a caixa de velocidades.

Os 16 kW (22 CV) de potência e os 250 Nm de binário, disponíveis de forma adicional, permitem acelerações particularmente rápidas.

Por outro lado, este componente inovador, para além de alimentar o sistema elétrico de 48 volts, também executa funções híbridas. Estas funções incluem o 'boost', a recuperação, a alteração dos pontos de mudança e também o arranque do motor com a função start/stop.

Esta nova tecnologia permite ao novo Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+ debitar 612 CV de potência, um binário de 850 Nm.

Com estes números o novo SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,2s e alcança uma velocidade máxima de 250 km/h, que pode aumentar para os 280 km/h com o opcional pack AMG Drivers.

Em matéria de sistema de travagem, o novo modelo AMG conta com discos ventilados e perfurados de 400 mm de diâmetro e 38 mm de espessura, e maxilas com seis pistões na frente, enquanto atrás está dotado de discos ventilados de 370 mm x 22 mm, com uma maxila flutuante de um pistão.

Outras das novidades é as suspensões pneumáticas com ajuste contínuo que permitem combinar as características dinâmicas com o conforto de condução.

Assim as características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos – "Comfort", "Sport" e "Sport +" –, permitindo uma distinção muito mais óbvia entre conforto de longa distância e dinâmica desportiva.

A função pneumática de nivelamento automático permite manter uma altura constante ao solo, independentemente da carga do veículo. De uma forma geral, a altura ao solo é reduzida em 10 mm nos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT "Sport" e "Sport +". No modo "Comfort", o veículo não é rebaixado em 10 mm até a velocidade exceder os 120 km/h e regressa ao nível normal quando a velocidade desce abaixo dos 70 km/h.

Para aumentar a distância ao solo em superfícies irregulares, a altura de condução pode ser aumentada até 55 mm mediante um simples toque num botão com o motor a trabalhar – tanto parado como em movimento até aos 70 km/h.

O design deste novo Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ é bastante agressivo deixando antever a performance deste modelo. A grelha do radiador específica AMG com lamelas verticais cromadas de alto brilho é maior do que noutros modelos.

Este componente define a vista frontal do veículo, em conjunto com o capot expressivo de saliências bem recortadas e os faróis Led Multibeam incluídos de série. O visual é reforçado pelo novo design com alhetas aerodinâmicas integradas em preto brilhante, o friso aerodinâmico cromado e as entradas de ar laterais elegantes e desportivas.

O Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ vem equipado de série com jantes de liga leve 21 polegadas e 10 raios, com acabamento cinzento de alto brilho, mas para maior personalização, existem mais seis variantes de jantes disponíveis com diâmetros que podem chegar às 23 polegadas.

A distância entre eixos é significativamente maior do que o seu antecessor, o que resulta em maior espaço interior que é particularmente vantajoso para os ocupantes da segunda fila de bancos, cujo espaço para as pernas cresceu 87 mm com os bancos em posição mais recuada, o que também facilita as entradas e saídas do veículo.

De série, para o mercado europeu, a segunda fila de bancos pode ser rebatida a 40:20:40 e tem encostos de cabeça reguláveis.

No interior deste SUV da Mercedes destaca-se a atmosfera tipicamente AMG garantida pelo pedais desportivos em aço inoxidável escovado com aplicações em borracha, pelas soleiras das portas iluminadas, para além dos acabamentos em madeira antracite de alto brilho, que acentuam o ambiente sofisticado do interior.

Destaque igualmente para moderno painel de instrumentos e para o ecrã multimédia que estão sob uma tampa de vidro e formam uma única unidade visual. O ecrã multimédia funciona por toque e é de alta resolução.

Já o painel de instrumentos AMG conta com conteúdos específicos, tais como a função Racetimer e o menu de arranque AMG que oferece uma escolha entre quatro estilos de exibição – "Modern Classic", "Sport", "Discreet" e a opção "Supersport" específica da AMG.

O novo Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+ ainda não tem data para a sua chegada ao mercado nacional nem foi ainda conhecido o preço deste SUV desportivo para toda a família.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos