Vídeo: conheça o assistente trânsito e autoestrada do novo Clio

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Saiba como funciona o assistente trânsito e autoestrada do Clio
Novo sistema constitui uma primeira etapa para o veículo autónomo

O Novo Clio vai chegar ao mercado em setembro repleto de sistemas de ajuda à condução e entre as novidades o destaque vai para o novo Assistente Trânsito e Autoestrada.

Trata-se de uma funcionalidade de ajuda avançada à condução que constitui uma primeira etapa para o veículo autónomo.

O Assistente Trânsito e Autoestrada é a combinação do regulador de velocidade adaptativo (com Stop & Go) e o assistente de centragem na via. Ativo dos 0 aos 160 km/h, este equipamento funciona nos automóveis com caixa automática EDC e regula a velocidade do automóvel, mantendo a distância de segurança para o veículo que circula à frente e garantindo, igualmente, que o automóvel se mantém centrado na via de circulação.

Particularmente útil com trânsito intenso, este assistente de condução permite ao novo Clio parar e arrancar, automaticamente, no tempo de 3 segundos, sem qualquer ação por parte do condutor.

Este sistema funciona graças a uma câmara frontal e a um radar, nas estradas em que as marcas no piso (linhas contínuas ou descontínuas) estão corretamente visíveis e com veículos em circulação. Em caso de ausência de linha, é ativado apenas o regulador de velocidade adaptativo. Se não for detetado qualquer veículo à frente, o assistente de centragem na via mantém-se operacional (a partir dos 60 km/h), bem como o regulador de velocidade.

O Assistente Trânsito e Autoestrada é uma prestação de autonomia de nível 2 que representa um ganho significativo em termos de conforto de condução. Todavia, exige que o condutor mantenha as mãos no volante e os olhos na estrada.

O sistema está dotado de um alerta se deixar de detetar as mãos no volante durante 13 segundos. Após dois alertas, o sistema desativa-se, automaticamente, ao fim de 48 segundos.

O Assistente Trânsito e Autoestrada estará disponível, em combinação, com o motor TCe 130 EDC FP do Novo Clio, a partir dos finais de 2019.

  • TEMAS:
  • Renault Clio

  • Assistente Trânsito e Autoestrada

  • Novo Clio

Veja mais