Novidades

Ferrari Omologata: uma criação V12 única feita a pedido de um cliente

Superdesportivo para estrada e para pista tem o 812 Superfast por base
Texto

A Ferrari mostrou nesta sexta-feira um exemplar único que criou a pedido de um cliente. O Ferrari Omologata é um ‘one-off’ inspirado naos GT de competição com base no mais potente V12 da marca.

Feito a pedido de um cliente europeu – desconhecendo-se o preço – o projeto demorou dois anos a ser completado desde os primeiros desenhos. Tendo por base o Ferrari 812 Superfast – um 6,5 litros de 800 cv de potência e 718 Nm de binário – o Omologata manteve intocáveis o para-brisas e os faróis.

Os designers da Ferrari deram-lhe uma frente mais pontiaguda com uma grelha mais espalmada, um perfil posterior mais musculado conduzindo a uma traseira com três painéis na horizontal em lugar do vidro e um spolier que confere agressividade e pressão aerodinâmica acima do novo desenho de luzes com apenas uma de cada lado.

Um design esguio definido por volumes suaves com quebras de superfícies sempre que a aerodinâmica o impôs, num equilíbrio entre o que a pista requer e o que a estrada (e a sua homologação exigem – daí Omologata – culmina numa cor Rosso Magma descendente da tradição GT a cobrir a fibra de carbono.

A par do exterior, também o interior remete para a tradição de competição dos anos 1950 e 60 com os bancos azuis com cintos de quatro pontas e o metal do volante e do tabliê em contraste com o preto do habitáculo, ou em detalhes como os manípulos das portas áá imagem dos Ferrar 250 LM e GTO.

O Omologata o 10.º Ferrari V12 de motor à frente feito como exemplar único desde o P540 Superfast Aperta de 2009.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos