Novidades

Novos Mercedes-AMG A 45 e CLA 45: vão dos 387 aos 421 cv

Com eles vem o motor de produção de 4 cilindros turbo mais potente do mundo
Texto

A Mercedes apresentou de uma assentada quatro novas versões AMG divididas por dois modelos. A subida de patamar é até ao 45 e cada um dos novos A e CLA tem a sua versão S.

Ou seja, chegaram os Mercedes-AMG A 45 4Matic, Mercedes-AMG A 45 S 4Matic, Mercedes-AMG CLA 45 4Matic e Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic.

O ‘S’ traduz-se essencialmente no expoente de potência e de binário do novo motor introduzido: o novo bloco de 2.0 litros que a Mercedes designa como o motor de produção em série de 4 cilindros turbo mais potente do mundo – na variante mais possante.

O motor anterior (M 133) já seria ultrapassado com os 387 cv do novo M 139 que equipa as versões base destes AMG 45, mas o motor mais potente, das S, debita 421 cv e o binário também é aumentado para 500 Nm (480 Nm nas ‘base’)

Nova é também a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades AMG Speedshift DCT8G – a opção manual para fazer uso das patilhas no volante é ativada no modo M-mode e há uma função ‘race-star de série.

A tração integral 4Matic controlada pela tecnologia AMG inclui um novo diferencial traseiro na distribuição da potência pelas rodas, com especial relevo quando no novo modo de condução Drift (de série apenas nas variantes S) que se junta aos outros seis.

Vídeo: Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic: 500 Nm de binário

Quanto às prestações, a marca alemã revela que são as seguintes:

Mercedes-AMG A 45 4Matic – 0 a 100 km/h em 4.0;

Mercedes-AMG A 45 S 4Matic – 0 a 100 km/h em 3.9s;

Mercedes-AMG CLA 45 4Matic – 0 a 100 km/h em 4.1s;

Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic – 0 a 100 km/h em 4.0s.

Todo este novo ‘poder’ é assistido por também novos suspensão e sistema de travagem de alto desempenho e pelo sistema AMG Dynamics – controlo integrado que maximiza o ESP melhorando a agilidade com especial importância nas curvas rápidas.

As duas versões base têm jantes de 18’’ e travões com pinças de quatro êmbolos de série; as S têm jantes de 19’’ e travões com pinças de seis êmbolos. A grelha AMG, novas asas, maiores entradas de ar e cavas das rodas alargadas para dar espaço a um eixo dianteiro mais largo destacam-se à frente. Duas saídas duplas de escapes redondos e mais largos, bem como a grande asa do A 45 destacam-se atrás.

No interior, os bancos desportivos correspondem ao caráter musculado já descrito, com outros pormenores como os pedais de aço inoxidável e pontos de borracha. A tecnologia assenta no sistema MBUX de infoentretenimento com ecrãs específicos AMG (como dados de telemetria).

Os Mercedes-AMG A 45 S 4Matic e CLA 45 S 4Matic recebem o ‘engenheiro de corridas virtual virtual’ AMG Track Pace logo de série (assim como o volante AMG) para além de apontamentos em amarelo no interior, mas o ‘touchpad’ na consola central vem logo ‘desde a base’.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos